07/11/08

EstÃo eleitos os 19 Departamentos Federativos das Mulheres Socialistas

A força e a vontade das mulheres socialistas têm sido e continuarão a ser determinantes e cruciais em todos os momentos

Por Maria Manuela Augusto
Presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas


O Partido Socialista acaba de realizar eleições em todas as suas Federações.
No mesmo dia e à mesma hora, foram eleitos os presidentes das federações e os delegados e delegadas aos próximos Congressos Federativos, mas também as presidentes e os respectivos Conselhos Políticos dos Departamentos Federativos das Mulheres Socialistas.
Nos novos Regulamentos Geral e Eleitoral dos Departamentos Nacional e Federativos das Mulheres Socialistas, aprovados pelo Conselho Político Nacional e ratificados na Comissão Nacional, e uma vez ponderados todos os benefícios que daí adviriam, estabeleceu-se que estas eleições devem ser coincidentes. Desde logo, pela economia de meios logísticos e financeiros, podendo concertar-se o envio da correspondência relacionada com os diferentes actos eleitorais, não havendo necessidade de mobilizar duas vezes consecutivas as assembleias de voto nas 19 federações, nas mais de setecentas secções de voto do nosso partido.
Tendo em conta estes pressupostos, o mesmo Conselho Político deliberou, por unanimidade, que as eleições para o Departamento Nacional das Mulheres Socialistas se deverão realizar em simultâneo com os actos eleitorais que serão convocados a nível nacional, para eleger o secretário-geral do Partido Socialista e os delegados ao Congresso Nacional.
Assim, muito embora se reconheça a necessidade de agilizar alguns procedimentos para que todos estes processos eleitorais se tornem mais fáceis e céleres, a verdade é que a uniformização dos calendários eleitorais vai permitir que todas e todos os militantes possam saber, se falharem outros canais de divulgação, que estas eleições e as respectivas candidaturas se realizarão ao mesmo tempo.
Por agora, apurados os resultados destas eleições, estão de parabéns todas as eleitas, todos os eleitos.
Mas, como compreenderão, este é um momento de particular regozijo para as mulheres socialistas, uma vez que em todas as 19 federações do nosso partido se mantém a rede de mulheres eleitas para os departamentos federativos.
Quinze das anteriores presidentes federativas quiseram recandidatar-se e foram reeleitas, havendo quatro novas presidentes nas Federações de Braga, Coimbra, Castelo Branco e Viana do Castelo.
Foram também eleitos os dezanove conselhos políticos dos departamentos federativos, envolvendo neste processo muitas mais mulheres, pela possibilidade de alargamento prevista nos regulamentos já citados. A todas elas, às que agora cessam funções, mas que continuam a sua activa militância política, e àquelas que em breve tomarão posse nos respectivos departamentos federativos, ficam os votos dos maiores sucessos no cumprimento dos projectos em que acreditam, os quais defendem com garra e muita determinação.
O seu sucesso será o de todas e de todos nós, perante tantos e tão grandes desafios que se nos colocam hoje e permanentemente.
Porque o trabalho, a força e a vontade das mulheres socialistas têm sido e continuarão a ser determinantes e cruciais em todos os momentos, em todas e quaisquer situações que requeiram uma militância coesa, eficaz e motivadora para a prossecução do programa e das causas que nos enchem de orgulho e nos fazem acreditar no Partido Socialista que um dia quisemos livremente integrar.

Sem comentários: