07/12/08

Os Impactes do Novo Aeroporto

Encontro/Debate
13 de Dezembro / 9h

Promovido pela Concelhia do Partido Socialista de Alcochete, com o apoio da Federação Distrital de Setúbal do PS, realiza-se no próximo dia 13 de Dezembro um Encontro/Debate sobre os Impactes do novo aeroporto no concelho de Alcochete. Esta iniciativa terá lugar no Fórum Cultural.

Também a Comissão Politica Concelhia de Alcácer deveria fazer debates deste tipo, para se estudar o concelho e mobilizar e promover os militantes e simpatizantes. Tem aqui uma oportunidade de estar presente em Alcochete e analisar os impactes para Alcácer, do aeroporto

Investimento público é dever do Estado


É “dever do Estado”, no actual momento de crise internacional, “estabilizar o sistema financeiro”, “proteger as empresas”, mas também fazer “investimento público”, defendeu o primeiro-ministro, José Sócrates, na cerimónia de início das obras de reconfiguração e modernização da Refinaria de Leça da Palmeira da Petrogal, um investimento da Galp Energia na ordem dos 625 milhões de euros.
É “dever do Estado”, no actual momento de crise internacional, “estabilizar o sistema financeiro”, “proteger as empresas”, mas também fazer “investimento público”, defendeu o primeiro-ministro, José Sócrates, no dia 15, na cerimónia de início das obras de reconfiguração e modernização da Refinaria de Leça da Palmeira da Petrogal, um investimento da Galp Energia na ordem dos 625 milhões de euros.
“Há um outro dever do Estado: é fazer, neste momento crítico, investimento público. Em todos os países do mundo, qualquer Governo, seja de centro direita seja de centro esquerda, todos os governos estão à procura de pacotes de investimento para relançar a actividade económica", sublinhou.
“É por isso que seria, já não digo um erro político aqui em Portugal, mas moralmente uma grande penalização para todo o país, se o Estado, neste momento, se sentasse na cadeira e esperasse que as coisas passassem”, acrescentou.
O primeiro-ministro disse ainda ter informações de que “daqui a um mês” arrancará a execução de um investimento da Galp Energia de mil milhões de euros, a que se juntam outros investimentos significativos de empresas estrangeiras”.
“Estivemos muito tempo parados. Nunca tivemos um investimento como este na indústria petroquímica acima dos 2000 milhões de euros. Em 2010, 2011, teremos um dos sectores petroquímicos mais modernos da Europa”, frisou.

Pensar “de mais” em bancos

Por outro lado, José Sócrates referiu que tem andado a pensar “de mais” em bancos e considerou que “é altura de começar a pensar na economia real
Na sua intervenção, o primeiro-ministro salientou que a economia mundial está a atravessar “uma das mais sérias crises financeiras dos últimos 100 anos”, referindo que é “uma crise que acontece uma vez na vida”.
E sublinhou ainda que as medidas que o Governo socialista tomou para fazer face à crise “não são pensadas para os banqueiros ou para os accionistas dos bancos”, mas sim para “dar liquidez à economia”.
Mais mulheres do que homens no Sec. Fed. do PS

A Comissão Politica Distrital do PS do Distrito de Setúbal reuniu-se no dia 3 de Dezembro de 2008, para, entre outros assuntos, internos, eleger a mesa da C.P.D. e o Secretariado da Federação.
Este passa a integrar oito mulheres em catorze membros eleitos. Assim, a igualdade de género foi plenamente alcançada