25/04/08

O BLOG ALCACER DO SOL TEM NO AR, SONDAGEM TENDENCIOSA


O blog Alcacer do Sol tem no ar, ainda por mais 12 dias, uma sondagem, de todo tendenciosa, que já conta com 95 votantes.

Vejamos como é tendenciosa: o tema em análise é a contratação, pela Câmara, a uma empresa de Lisboa, de de um estudo de enquadramento estratégico, ao custo de 110.000 euros.
A pergunta é a seguinte:
"em sua opinião, ao contratar uma empresa de Lisboa para fazer o estudo de enquadramento estratégico de Alcácer, o executivo camarário demonstrou que:

.não tem ideias válidas
.não sabe planear
.não consegue executar
.é incompetente
.é genial "

1. O blog inseriu, há dias, um longo artigo para explicar o tema em que incide a sondagem e que nos parece suficientemente esclarecedor. Não é por aí, portanto, que vai o nosso reparo.
Aliás, até poderemos estar de acordo, em boa parte, com o Alcácer do Sol quanto a reparos a este estudo.

2. O problema está nas perguntas que são feitas.
Repare o leitor, que das 5 perguntas feitas, 4 são em desfavor da Câmara e apenas uma é a favor. E, mesmo esta não lembraria ao diabo, fazê-la.Pasme-se: "É genial?".
Pois algum votante, em consciência, poderia alguma vez, considerar genial a contratação de um pequeno estudo a um Gabinete de Lisboa? Por isso, pretendeu-se colocar o votante numa posição que,em consciência, nunca poderia votar a favor da Câmara porque não lhe é oferecida nenhuma alternativa motivadora. No entanto a sondagem já leva uma boa % de votantes no "genial", o que não pode representar outra coisa senão, a de que os votantes que queriam votar a favor da Camara, ao aperceberem-se do truque alí expresso, não desistiram e foram pelo genial.

As perguntas teriam de ser do estilo:

.demonstra ideias válidas?
sim
não

.mostra saber planear?
sim
não

.mostra saber executar?
sim
não

(esta pergunta parece-nos decabida porque a encomenda de um estudo apenas revela planeamento e não execução.)

.mostra competência?

sim
não


Não se sabe que conclusão é que O Blog vai tirar, daqui a 12 dias, quando o inquérito terminar.
Admitamos que o genial vence. Nesse caso o acto de encomendar um estudo a um gabinete de Lisboa é, para os alcacerenses afinal, coisa genial. Pasme-se! Lá teria que se concluir que os alcacerenses são uns "deslumbrados" que acham que encomendar um estudo a Lisboa é o "máximo"
Por outro lado, certamente, o blog vai somar as respostas das 4 primeiras perguntas pois elas são do mesmo teor, revelando todas imcompetência da Câmara.

Meus SRS. Isto não é sério. Faça-se crítica à Câmara (com as críticas é que se melhora e não com os elogias) mas seja-se sério na acusação. Não se seja demagógico e se baralhe o eleitorado.
E o proprietário do Blog até sabe fazer melhor. Pois que faça. Alcácer precisa de mais e melhor.
Cuba


Ministros estão a perder fervor revolucionário


Acaba de ser demitido o ministro da Educação de Cuba porque ele perdeu sua "consciência revolucionária", além de atribuir a si, méritos coletivos e abusar de viagens para países estrangeiros, disse o ex-líder Fidel Castro em um texto publicado na quarta-feira na imprensa local.
A substituição de Luis Ignacio Gómez foi anunciada na terça-feira pela imprensa oficial, sem mais explicações.

Fidel Castro, doente e substituído em Fevereiro por seu irmão Raúl, disse num artigo publicado no jornal Granma, publicação do Partido Comunista, que Gomez "tinha perdido a energia e a consciência revolucionária".

Fidel disse ainda, que o ex-ministro viajou ao exterior mais de 70 vezes nos últimos 10 anos, sempre com o pretexto da cooperação internacional de Cuba", escreveu.

Fidel Castro também criticou Gómez por atribuir a si méritos que, segundo o ex-presidente, eram coletivos.

"Por este e outros motivos, não se tem confiança nele; mais claro ainda: confiança nenhuma", acrescentou Fidel.

Gómes estava há quase 18 anos no cargo.