18/11/09

O Alcacerense Malheiros é o Governador



Macaísta Malheiros será nomeado, Governador Civil, dentro de duas semanas



Tal como O SÁDÃO noticiou em primeira mão, no passado dia oito, o Juiz Desembargador Macaista Malheiros, vai ser o próximo Governador Civil de Setúbal,
Manuel Macaísta Malheiros tem 69 anos de idade, é natural Alcácer do Sal e goza de enorme prestígio em Portugal e na União Europeia, onde exerce as funções de conselheiro da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial e de chefe de Divisão da Tradução Portuguesa no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias.

Antigo militante do PCP e, antes do 25 de Abril de 1974, advogado de presos políticos, Malheiros chegou a exercer funções governativas, em 1975, no V Governo Provisório, liderado por Vasco Gonçalves.

No último ano, foi também o grande impulsionador da Universidade Sénior de Alcácer do Sal.


O convite feito a Macaísta Malheiros pelo Ministro da Administração Interna, é acarinhado pelo Presidente da Federação de Setúbal do Partido Socialista, Vítor Ramalho, que declarou anteontem ao jornal Mais que conhece Macaista Malheiros, desde os tempos em que foi preso político. «Conheci-o nessa altura e posso dizer que seria muito difícil sermos representados em Setúbal por uma personalidade tão conhecedora e prestigiada em múltiplos domínios como Macaísta Malheiros», sublinhou o líder dos socialistas na região.

«Uma honra para a região»

Vitor Ramalho, acrescentou ainda, «será uma honra» para a região ter como governador civil uma personalidade que «teve sempre uma posição clara contra o antigo regime e com um currículo tão extenso, a nível nacional e a nível europeu». «Tal como aconteceu com a anterior governadora Eurídice Pereira (agora deputada), podemos esperar uma representação equidistante, isenta e muito responsável por parte de Manuel Macaísta Malheiros», frisou Vítor Ramalho.

A manutenção no cargo do actual Governador Mário Cristóvão, que substituiu interinamente Euridice Pereira, fica pois afastada, bem como, a hipótese do regresso de Teresa Almeida (candidata à Câmara de Setúbal pelo PS) ou de Alexandre Rosa, vice-presidente do IEFP e responsável dos socialistas para o litoral alentejano, e que também fora apontado como possivel.


Foi esta o nossa notícia do do passado dia 08/11/09


MALHEIROS SERÁ O NOVO GOVERNADOR CIVIL

UM ALCACERENSE PARA GOVERNADOR CIVIL DE SETÚBAL.

Manuel Luís Macaista Malheiros, alcacerense, será o novo Governador Civil de Setúbal
Foi advogado; Director Geral das Actividades Económicas; Ministro do Comércio Interno;Juiz de Direito; Chefe do Serviço de Tradução Jurídica do Tribunal das Comunidades (Luxemburgo). Actualmente é Juiz Desembargador do Tribunal Central Administrativo e Fiscal de Lisboa.Pós Graduado em Direito e Professor Universitário.

Indigitado para Governador Civil, tem de obter autorização do Conselho Superior da Magestratura dos Tribunais Administrativos e Fiscais.