03/04/10

PS/Alcácer Vai a Eleições dia 10


Mariana Caixeirinho ou João Massano
O Novo Presidente da Concelhia


Concorrem duas listas à Comissão Política Concelhia de Alcácer. A lista A encabeçada por Mriana Caixeirinho e a lista B encabeçada por João Massano.

Publicamos as moções estratégicas das duas candidaturas para que todos os alcacerenses possam conhecer o debate de ideias dentro do PS.


MOÇÃO ESTRATÉGICA DA LISTA A


EM ALCÁCER DO SAL

TODOS JUNTOS CONSEGUIMOS

Camarada

Alcácer do Sal precisa de todos. O PS de Alcácer do Sal tem que saber dialogar e estar mais próximo dos militantes e dos cidadãos da nossa terra.

Como maior partido do País e da nossa cidade, o PS tem uma elevada responsabilidade para com a comunidade. É por isso que a Concelhia precisa de contar com todos os que queiram participar na mudança que preconizamos.

De uma forma congregadora, de afirmação e de fortalecimento do PS, a nossa proposta surge como uma oportunidade para inovar e dinamizar um novo ciclo do PS na nossa comunidade, de integração de todos os que nela quiserem participar de uma forma democrática e respeitadora das diferenças.

Todos sabemos que, quanto mais o PS estiver atento e aberto às dinâmicas sociais, maior a possibilidade de que a sociedade se identifique com as políticas que apresentamos. Para isso é imperioso conseguir um relacionamento efectivo com a sociedade civicamente activa.

Os militantes devem desempenhar e ter um papel preponderante, nomeadamente a nível dos projectos autárquicos que o PS assume em Alcácer do Sal. Os militantes são a força impulsionadora e sempre presente de um partido que não abdica dos seus valores e se quer empenhar no engrandecimento desta cidade. De facto, os militantes devem estar integrados na comunidade, sendo capazes, em qualquer momento, de explicitar as posições políticas ao nível local e concelhio do PS.

Mas para isso, as Secções e a Concelhia têm de se afirmar como espaços de debate político, valorização pessoal e boas práticas. À Concelhia compete incentivar e desenvolver acções em conjunto com as estruturas locais/ distritais/nacionais e com todos os militantes, incentivando a mais ambição e a mais vitórias.

Este é um projecto concelhio que conta com todos, a começar por si, que quer um PS de Alcácer do Sal mais forte e activo na nossa cidade.

Afinal, o nosso objectivo e ambição é ajudar Alcácer do Sal a alcançar os padrões de progresso e qualidade de vida que todos desejamos.


Alguns Princípios a Seguir:


São três os princípios fundamentais que corporizam o compromisso da nossa candidatura à Concelhia do PS para as próximas eleições:

O primeiro é a qualificação e o aprofundamento de um poder local democrático, moderno, participativo capaz de dinamizar os seus militantes e de tirar partido das competências que detêm;

O segundo princípio é que esta candidatura à Concelhia do PS responderá ao conjunto dos anseios de todos os seus militantes e dos alcacerenses que defendem valores e objectivos socialistas,

O terceiro princípio é que a nossa candidatura é corporizada por homens e mulheres, que se responsabilizam e comprometem perante todos no cumprimento das propostas feitas a todos os militantes.


Linhas Orientadoras para um Programa:


1. Fazer funcionar o partido local de acordo com os estatutos.

2. Dinamizar e promover o diálogo e a formação política com elevação, em acções alargadas a todos os militantes;

3. Verificar as necessidades do concelho e se necessário criar mais secções/ núcleos de forma a dinamizar as politicas socialistas, nomeadamente a da Comporta

4. Relacionar estabelecer trabalho em parceria e em rede com as estruturas locais, distritais e nacionais na adequação das propostas de trabalho que fortaleçam o PS e o poder autárquico protagonizado pelo PS;

5. Tentar envolver os eleitos dos órgãos autárquicos

6. Reforçar a qualidade da democracia através dos valores do diálogo, da liberdade e da cidadania;

7. Assumir como grande objectivo a qualificação: novas políticas que criem cidadãos mais activos e mais preparados para competir e alcançar novas oportunidades, valorizando sempre o papel dos mais experientes “os velhos” militantes;

8. Incorporar opiniões dos militantes e opiniões públicas locais na sua interacção permanente com a sociedade civil;

9. Inovar ao nível das novas tecnologias. Estas surgem como o instrumento facilitador das políticas locais, nomeadamente favorecendo a celeridade e a transparência das decisões administrativas.


PROGRAMA ELEITORAL

1.Potenciação dos espaços sedes de secção, como pontos de encontro e de discussão das problemáticas locais e nacionais:
- Apresentação/ discussão de um Plano de actividades da Concelhia a desenvolver nestes e noutros espaços em concertação com as secções locais.
- Efectuar reuniões periódicas, numa clara inter-relação entre as secções e a concelhia, por forma a incentivar a participação de todos os militantes.

2.Dinamização de acções de formação para os militantes do Partido Socialista. E neste aspecto devemos destacar a que se vai realizar, no dia 17 de Abril de 2010, entre as 10.00h e as 13.00h, sobre “Formação Autárquica”, dinamizada pelo chefe de gabinete do grupo parlamentar, o camarada Eduardo Quintanova;

3.Celebração de efemérides que, de alguma forma, possam trazer mais-valias à discussão politica e ao enriquecimento de cada um de nós enquanto cidadãos (Dia da Mulher, 25 de Abril, 1º Maio, República, entre outros);

4.Discussão de assuntos de interesse local, distrital e nacional e das politicas nacionais e europeias actuais (Solidariedade, Economia, Educação, Protecção Social, Turismo, Emprego, Cidadania, Igualdade, Desenvolvimento Sustentado no Concelho de Alcácer do Sal/ Litoral Alentejano, entre outras);

5.Avaliação, através de Inquéritos, do grau de satisfação dos militantes em relação ao trabalho desenvolvido pelo Partido Socialista a nível local;

6.Constituição de grupos de trabalho nas diversas vertentes das políticas de interesse local:
- Funcionamento das estruturas partidárias;
- Interligação nos projectos a desenvolver pelas autarquias;
- Comunicação social/ divulgação das actividades partidárias – site, boletim, blogs, informações, etc.;
- Preparação de eventos: eleições, congressos, reuniões, jantares, formações, outros


Por Alcácer

Pelo Partido Socialista

Mariana A.Caixeirinho


MOÇÃO ESTRATÉGICA DA lISTA B


VOTA LISTA B

VOTA MASSANO

“Tenho uma grande esperança num Portugal independente, num Portugal grande, num Portugal livre, num Portugal para todos os Portugueses” dizia o nosso camarada Francisco Salgado Zenha.

Tal como Salgado Zenha e reduzindo os meus desejos a uma dimensão local, tenho uma grande esperança que este seja mais um passo para pôr Alcácer do Sal no lugar que merece, depois de tantos anos de completo imobilismo.

Os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade constituem uma exigência moral que sempre tem orientado o pensamento e a acção socialista.

Norteada por esses princípios que defendem inequivocamente a democracia, esta Comissão Política, numa linha de continuidade, procura ser geradora de consensos, na defesa daqueles valores e no respeito pela condição, pela liberdade e pelos direitos de cada um.

Pretende ser o agente principal no sentido de estabelecer uma dinâmica do Partido Socialista na vida cívica, económica, cultural e social do Concelho de Alcácer do Sal.

Afirma-se pela modernidade, com espírito de iniciativa e empreendimento, integrante de pluralidade de ideias, de experiências, de características, convicções e projectos dos seus membros, unidos, no entanto, numa grande plataforma política que assenta na vinculação comum dos mesmos princípios que todos defendem.

Quer estar permanentemente no centro do debate político a nível local, regional e nacional, quer estar aberta às correntes de opinião e quer, sobretudo, fazer a síntese de todos os contributos que alimentam a mudança, sem contudo perder a sua identidade.

E também dizia Salgado Zenha “Liberdade implica liberdade de escolha e de caminho. As liberdades pertencem ao povo. Ninguém pode delas dispor em seu nome. E muito menos imolá-las ou sacrificá-las. O confronto de pontos de vista não divide, o que divide é a exclusão de um deles, seja a que pretexto for.”

A participação política tem que ser encorajada e só o pode ser com mais proximidade entre cidadãos e órgãos de decisão e com mais informação pública sobre a vida do estado e das autarquias locais. Esperamos ser um veículo de concretização desse desiderato.

O futuro está nas nossas mãos e será aquilo que nós quisermos. O nosso objectivo principal é reforçar a confiança do eleitorado no PS e isso só depende de nós.

E, citando Fernando Pessoa “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”…

VIVA O PARTIDO SOCIALISTA!
VIVA ALCÁCER DO SAL!