24/07/09

Paredes ou Massano sabe-se esta noite

A Comissão Politica Nacional do PS, tem reunião marcada para hoje, sexta feira, pelas 21h00, estando a questão de Alcácer, na ordem de trabalhos.
A decisão final quanto ao cabeça de lista para Alcácer, será tomada esta noite.

PAREDES OU MASSANO? Decidido até ao fim de semana. Massano parece mais provável

Vai ser a Comissão Política Nacional do PS, quem vai decidir quem é o candidato à Câmara de Alcácer, após a Federação de Setúbal, na reunião de ontem, não ter chegado a uma conclusão sobre a contenda.
Rejeitada que foi, nessa reunião, a proposta apresentada à Comissão Política Distrital, de conceder plenos poderes aos responsáveis nacionais pelas autarquias, para decidirem sobre as listas de Alcácer, seguiu-se outra proposta de V Ramalho, Presidente da Distrital, para ser votada a mesma equipa do actual Executivo, portanto com Massano em 2º lugar.
Não vislumbramos a virtualidade desta fórmula, uma vez que estão radicalizadas as posições entre as duas facções e P. Paredes tem afirmado, repetidamente, não querer trabalhar com Massano no Executivo. De qualquer forma, essa proposta não foi aprovada, porque necessitava de maioria qualificada e o resultado da votação foi 31 votos contra 21.
As intervenções de Duarte Faria e Luís Nunes, a favor da decisão da Comissão Política Concelhia e, portanto, de Massano e também, as intervenções do próprio Massano, terão sido influentes no decurso dos trabalhos, tendo-se manifestado bom apoio do aparelho partidário, a favor da decisão da Concelhia e, na não ultrapassagem dos estatutos do partido, que dão à C. Concelhia poderes para decidir sobre as listas autárquicas. Apenas em casos excepcionais, os órgãos superiores à Concelhia podem avocar o processo o que foi feito pela Federação, mas uma vez que não foi obtida votação suficiente para a proposta apresentada por V. Ramalho, a solução do caso seguiu para a Comissão Política Nacional.
Encontra-se, agora, neste órgão, com carácter de urgência, dado que faltam apenas três semanas para apresentação das listas e ainda é necessário constituí-las! Pensa-se, por isso, que ainda esta semana seja tomada a decisão final.
A Comissão Política Nacional decidirá então, em definitivo, se é Paredes ou Massano o cabeça de lista. È claro que, teoricamente, se podem colocar outras hipóteses, como um terceiro nome ou a imposição dos nomes do actual Executivo, o que não parece sensato nem viável, de todo.
Achamos, por outro lado, difícil que a C. P. Nacional queira arcar com a responsabilidade de contrariar os estatutos e ir contra a decisão da Concelhia que foi expressa por 85% dos votos e que não foi derrubada na Distrital.

De momento o CPAS diz o seguinte:

1. Independentemente das razões que geraram este impasse e que a seu tempo analisaremos, o processo está a ser tratado em boa prática democrática e estatutária.
2. Nesse ponto, o PS dá um bom exemplo aos outros partidos, pois que o CDS o PSD e o BE, nem tão pouco têm estrutura partidária no concelho e, a CDU, resolve este tipo de conflitos à porta fechada, de costas para a população de que tanto fala e por meios pouco democráticos.Ainda agora afastou o candidato Matias e escolheu Balona, escamoteando a Alcácer os critérios e as razões. Trocou, de uma assentada, os três vereadores que tinha na autarquia, sem minimamente explicar, ao eleitorado, que esse facto não colidia com o voto que havia sido depositado nas urnas.