29/04/08

BlOG ALCÁCER DO SOL TEM MEDO DO SOL

O Toldo


Vem isto a propósito do toldo que cobre a venda do camarão no largo Luís de Camões.

Com o título "arquitontices" escreve o blog Alcácer do Sol um longo artigo com 5 fotos sobre um toldo. E diz nesse artigo, que a "construção" do toldo foi por eles acompanhada em vários artigos.

Ao fazer-se uma vista no seu blog lá vêm mais fotos para medição de buracos.

Apesar de estarmos concentrados nas questões importantes do concelho, nas linhas mestras do nosso desenvolvimento, por acaso tínhamos reparado no toldo. E achá-mo-lo leve, melhor conseguido que o seu vizinho que cobre os táxis.

Veja-se o que escreveu o blog Alcacer do Sol:

"o toldo apenas protege do sol uma pequena parte do local da venda de camarão!
O "barco" tem 7 lugares de venda (atendendo às divisórias instaladas).
Dos 7 lugares, 4 estavam ao sol. Ou seja, 57% dos lugares não estavam à sombra.
Do qual resulta a inevitável pergunta: para que servirá então o toldo? uma vez que não impede a exposição solar directa?
Note-se que a hora a que as fotografias foram tiradas não é a mais crítica. Esta era a situação por volta das 3 horas da tarde. Com o passar do tempo o sol vai baixando e a sombra vai diminuindo...
Fomos à descoberta da razão de ser desta arquitontice. Estas foram as hipótese identificadas:
hipótese 1- para proteger da chuva
mas para isso não dá pois o toldo é perfurado...e com um pouco de vento a chuva também entra por ali a dento...
hipótese 2- para esconder a igreja
mas isso não dá porque ainda se consegue ver a ponta da torre...
hipótese 3- para tapar a bonita ponte metálica, agora em reparação sob responsabilidade das Estradas de Portugal. Isso até é possível, mas apenas em determinados ângulos. Por isso também não deve ser essa a razão...
Resta-nos a última hipótese.
Provavelmente o toldo servirá para dar apoio à instalação dum sistema refrigerado para acondicionamento dos alimentos, assim como a existência de água corrente para lavar (pelo menos) as mãos, assim como...
Bem, tudo aquilo que é fundamental para proteger a saúde pública, defender o consumidor e dignificar a actividade de todas as pessoas que ali trabalham.
Pena é que, ao ritmo que a Câmara executa qualquer coisinha, ainda vamos ter que esperar pelo próximo Presidente para ver isto feito!"


Perante este tão exaustivo e talentoso trabalho do blog Alcácer do Sol, acerca de um toldo, ficámos a duvidar da nossa inteligência. Se calhar este toldo não é um toldo ou então comporta razões que a razão desconhece, pensámos! E, prudentemente, fomos consultar renomeados especialistas das matérias estudadas pelo Alcácer do Sol, naquele toldo.

Assim:

1. Fomos pedir ao maior matemático vivo de Alcácer, de nome Nuno Santana, se estava certa a percentagem de 57% de sol (4 dos 7 lugares) que preocupado em esclarecer com rigor matemático, os alcacerenses, laboriosamente, aquele blog, havia calculado.
E estava! Nuno Santana fez-nos o cálculo de cabeça: "4 em 7 dá 57%, por arredondamento para trás". Parabéns então, porque sabem achar percentagens.

Mas, por mais que queiramos ser benévolos na apreciação deste tão laborioso e meritório trabalho, do Alcácer do Sol, não se pode aceitar que imediatamente a seguir àquela %, tão bem calculada apesar da dificuldade do exercício (!) coloquem ao leitor a pergunta: "Do qual (percentagem) resulta a inevitável pergunta: para que servirá então o toldo? uma vez que não impede a exposição solar directa?"

Porque essa conclusão não nos cheirou bem, pensámos: não haverá aqui malandrice? Não estarão, a partir de uma meia verdade, a fazer uma mentira?
Metemos então, pernas ao caminho e fomos até ao largo da Câmara para, desta vez, pedirmos os préstimos do nosso maior matemático de todos os tempos e homem de espiríto filosófico – Pedro Nunes, em estátua. Sem hesitação disse-nos que era falacioso a conclusão, porque, segundo ele, se 57% estava ao sol 43% estava à sombra pelo que o que se podia deduzir era que o toldo impedia a exposição solar directa em 43%. Fizemos uma vénia respeitosa a Pedro Nunes e fomos rever o toldo que de novo achamos leve, bem conseguido! Pelo caminho solidificámos a nossa posição: não podem restar dúvidas. É em Pedro Nunes que temos de acreditar.

Mas lembrámos, de repente, que ainda tinha sido escrito algo mais sobre o notável toldo! Corremos então ao PC (o computador) e lá estava: "Esta era a situação por volta das 3 horas da tarde. Com o passar do tempo o sol vai baixando e a sombra vai diminuindo..."

Será?

Fomos então à consulta de um grande físico da capital e que até trabalha nos serviços meteorológicos e que por acaso até se chama sol. Fernando Sol Caminha. E o Fernando, de facto, confirmou-nos que o sol caminha. E disse-nos que na verdade, com o passar do tempo o sol vai baixando (porque era de tarde!) e a sombra pode de facto, ir diminuindo.

Mas o estudo não ficou por aqui.

Porque certos de que de uma arquitontice se tratava foi o blog Alcácer do Sol à descoberta da razão de ser do toldo. E colocaram hipóteses, assim:

Na hipótese 1 a chuva não dá, dizem. E ainda há que contar com o vento. (já tinham medo ao Sol, agora têm medo ao vento!) e ao menos que não nos vieram com medições "ao vento" se não. lá nos faziam ir à procura de aparelhómetros de medir vácuos e corridas de ar para os ocupar!

Na hipótese 2 esconderam a Igreja mas pouparam a torre, deve ter sido por respeito cegonhal!

E na hipótese 3 taparam a bonita ponte metálica mas concluíram que só em certos ângulos o conseguiam e, ainda assim, só parcialmente.

Hum…voltámos a desconfiar. Esta dos ângulos…

Fomos então às páginas amarelas à procura de um homem de ângulos, mas não encontrámos. Serviu-nos um especialista de astros e lá fomos até ao seu "estaminé". Mostrou-se muito conhecedor da matéria, já tinha trabalhado na NASA e tudo… Pois desfez-nos imediatamente as nossas dúvidas. Confirmou-nos ali, preto no branco, que conforme os ângulos surge a tapagem. Aquele cientista até nos ensinou os eclipses, explicou-nos os totais e os parciais (entendemos então à saciedade, a tapagem parcial da ponte…) e, deu-nos, até, uns desenhos (dúzia e meia) para que os entregássemos ao Alcacer do Sol para que se inspirem ainda mais e façam um trabalho ainda mais aturado, quiçá uma tese com direito a livro e tudo, com um título, por exemplo:

"como uma arquitontice faz um toldo tapar uma ponte, uma igreja sem que tape sol, chuva ou vento."

Ou então:

"Não Votes PS.
Quem não sabe de toldos
o voto não merece"


Nós indagámos o Mestre: mas estes desenhos que nos dá para entregar no blog, não têm toldo!

O toldo que o ponham eles, respondeu O Mestre.

Nota: não publicamos aqui os desenhos pq são muitos.

Na hipótese última acham que o toldo será para:
"Provavelmente o toldo servirá para dar apoio à instalação dum sistema refrigerado para acondicionamento dos alimentos, assim como a existência de água corrente para lavar (pelo menos) as mãos, assim como...
Bem, tudo aquilo que é fundamental para proteger a saúde pública, defender o consumidor e dignificar a actividade de todas as pessoas que ali trabalham."


Ora bem, aqui é que se começa a perceber que O Alcacer do Sol terá alguma ideia de como deveria, na sua opinião, aquele local ser tratado pela Câmara. Instalação de sistema refrigerado, água corrente para lavar mãos, pés e mais e assim como….

Assim como o quê? Não dizem o que seria o como… Porque não dizem? Terão medo à ASAE?

E como estamos no toldo não queremos deixar de dar alguma opinião. A cor verde, igual ao vizinho toldo dos táxis talvez tivesse sido melhor opção.

E ao colega blog Alcácer do Sol gostaríamos de dizer que toldos e buracos também têm interesse, mas que há muita coisa mais importante em que nos deveremos concentrar.
Chamamos o Blog Alcacer do Sol para vir para um debate político de 1ª divisão, onde tratemos o que é relevante para o concelho e que abandonem essa fixação no "bota abaixo", contra tudo o que a Câmara faz.
Alcácer precisa de mais e melhor!