08/02/10


Junta de Santiago em projectos solidários

A Junta de Freguesia de Santiago integra três projectos destinados a recolher vestuário e calçado destinados à população mais carenciada, do concelho e dos países africanos de expressão portuguesa.

O primeiro projecto une aquela Junta à Associação Humana e envolve a instalação de dois contentores para recolha de roupa – no bairro do Forno da Cal e no acesso entre os bairros do Laranjal e Quinta da Oriola. Os bens recolhidos são depois encaminhados para a ajuda ao desenvolvimento em África.
O segundo projecto une a Junta à Associação de Defesa do Património de Alcácer (ADPA) e à Associação Por Um Sorriso. Neste âmbito foi instalado um contentor, devidamente identificado para receber vestuário e calçado perto da sede da Junta, na rua Acácio Alberto de Abreu Faria. Estes reverterão para os utentes de instituições de solidariedade do concelho, já contactadas nesse sentido.
A Junta de Freguesia de Santiago está ainda numa parceria com a loja social Ana’s, situada em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém. A loja fornece roupa, vestuário e até mobiliário e acessórios que serão entregues a pessoas ou famílias carenciadas de Alcácer do Sal identificadas pelas instituições deste concelho.

Câmara aprova obras de urbanização na Herdade da Comporta

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal acaba de aprovar as obras de urbanização da ADT 2 – Área de Desenvolvimento Turístico 2, na Herdade da Comporta podendo assim o promotor avançar para a construção das infra-estruturas da última grande intervenção turística possível na região, a menos de cinco quilómetros da costa.

MAS JÁ NÃO PODE HAVER MAIS EMPREENDIMENTOS ALí? RECUSANDO ALCÁCER POSSÍVEIS NOVOS INVESTIDORES?

Pedro Paredes, presidente da Câmara Municipal, salientou este facto e classificou esta aprovação como histórica, pelo expectável impacto na economia local e na criação de emprego, bem como pela pouca densidade do empreendimento.
A ADT2, localizada junto ao lugar da Torre, a um quilómetro da praia, abrange uma área de 364 hectares, com uma ocupação de apenas 4,8 por cento. Um total de 4.937 camas, maioritariamente turísticas (3.467), em dois hotéis, dois aparthotéis e três aldeamentos turísticos. Envolve ainda 22 lotes habitacionais, quatro campos de golfe, e diversas instalações de apoio à actividade.
A Herdade da Comporta pode avançar com os arruamentos, redes de abastecimento de água, electricidade, telecomunicações, gás, rega, drenagem de esgotos domésticos e pluviais, estação de tratamento de águas residuais (que também vai servira a aldeia da Comporta), sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos e espaços exteriores. Os obras de urbanização estão prontas a arrancar de acordo com os projectos já aprovados e na condição de a ARHA-Administração da Região Hidrográfica do Alentejo autorizar a localização de um furo de abastecimentos de água ao futuro empreendimento.
Este é um processo que remonta a 1993 e que teve grandes avanços em 2008, com a aprovação do plano de pormenor que enforma toda a intervenção.