02/06/08

I CONGRESSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALCÁCER DO SAL.

PENSAR ALCÁCER PARA DUAS DÉCADAS



O CPAS (Clube de Política de Alcácer do Sal) vai iniciar os preparativos para a realização do I CONGRESSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALCÁCER DO SAL.
Este congresso contará com a participação de especialistas renomeados e dos Alcacerenses, garantindo o aprofundamento do estudo dos micro factores de competitividade de Alcácer e suas gentes.

Terá como objectivos:

.prever com realismo, o crescimento económico e social que Alcácer vai sofrer, por via do "boom" turístico que ocorrerá nas duas próximas décadas e cujos investimentos já começaram

.diagnosticar os factores dinâmicos de competitividade de Alcácer e suas gentes, identificando os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades

.prever os impactos positivos e negativos que esse crescimento vai trazer
e encontrar vias para aproveitar o melhor possível as vantagens e minimizar os efeitos negativos

.precisar o desígnio de desenvolvimento de Alcácer

.aumentar a auto estima dos Alcacerenses

.encontrar formas que contribuam para o aumento do espírito empreendedor, risco e ousadia dos Alcacerenses

.encontrar formas que melhorem a solideriedade e coesão, por forma a que este aumento de riqueza que Alcacer vai receber, não contribua para aumentar o fosso entre ricos e pobres mas, pelo contrário, o esbata.

No Boletim do Clube, publicado em Março, que pode ser visto neste blog, procurámos mostrar a "revolução" que o concelho vai sofrer nas próximas duas décadas, com mais de 40.000 camas turísticas que vão nascer. Um tão grande aumento da população, um tão grande número de postos de trabalho que vão ser criados, poderá beneficiar mais ou menos os Alcacerences, conforme, desde já, conheçamos adequadamente, o fenómeno que vai acontecer e soubermos encará-lo e aproveitá-lo.
Convidamos a Câmara Municipal, os partidos políticos e todas as forças vivas Alcacerenses e cidadãos que entendam que têm algum contributo a dar, para se ligarem a esta iniciativa, pois ela terá, por certo, grande alcance.

Os interessados em enquadrarem-se na organização ou participarem nos grupos de trabalho e conferências, deverão contactar-nos através do e-mail: osadao@hotmail.com.