13/09/09

PS ABRE SEDE DIA 19


A sede de campanha do PS deverá ser inaugurada no próximo dia 19. Nessa data deverão ocorrer também, as apresentações das listas concorrentes às freguesias de Santa Maria, Santiago e Comporta.

Anteontem decorreu a apresentação das listas do Torrão com a presença do Secretário de Estado Eduardo Cabrita, numa sessão muito concorrida que reuniu cerca de 150 pessoas.

Hoje foi a apresentaçao das listas de Casebres

GRANDE COMÍCIO DO PS EM SETÚBAL




Realiza-se no dia 16, quarta feira, pelas 21h00, um grande comício com a participação de Josá Sócrates, no pavilhão do Clube Naval.
De Alcácer vai um autocarro e a viagem é gratuíta. Quem quizer participar pode inscrever-se pelo telefone 963493967

Apresentação das listas PS foi em grande. Foi à PS. Os discursos!

A cerimónia do lançamento da recandidatura de Pedro Paredes à Presidência do Município e a apresentação das listas do PS, ocorreu no passado dia 2, na esplanada do restaurante Porto Santana e foi um evento cheio de alegria, vivacidade e discursos carregados de sentido político, de que demos conta na altura através de reportagem fotográfica.


Damos, agora, conta dos discursos.



vista parcial da assistencia

O primeiro interveniente foi Duarte Lynce Faria, actual Presidente da Assembleia Municipal e que se recandidata ao cargo.
Na sua intervenção focou sete razões a que chamou "maravilhas" para os eleitores votarem PS:
1ª. a estratégia de desenvolvimento,
2º. o novo serviço de urgência básica. Pediu uma salva de palmas para a Ministra da Saúde ali presente, porque se deve a ela, disse
3º. os lares de idosos
4º. a estrada do Torrão e outras
5º. os centros escolares da Comporta e do Torrão
6º. a redução do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis)
7º. o protocolo de delegação de competências das autarquias e as relações com os municípios vizinhos".

Falou depois de outras candidaturas que querem andar para trás trinta anos uns, quarenta outros, mas que não vale a pena critica-las porque elas falam por si.

Alexandre Rosa

Segui-se Alexandre Rosa, secretário federativo socialista e candidato à Assembleia Municipal de Santiago do Cacém e a deputado nacional, que começou por dizer que o PS quer continuar com "a nova forma de governar" de Alcácer do Sal por mais quatro anos, depois de "30 anos da CDU terem o concelho fechado e não ter permitido o seu desenvolvimento
E acrescentou mais razões às apresentadas por Duarte Faria
Uma, o confronto com a CDU, partido fechado dizendo que o PS trouxe a Alcácer ideias novas, modernidade, passou a ser parte da solução e não parte do problema.
Realçou as diferenças entre os 30 anos de CDU e os 4 de PS, a diferente postura na governação. Falando de nova forma de Governar, citando o exemplo da reparação da estrada de Santa Catarina importante não apenas para as gentes locais mas também par a ligação de Alcácer com o interior do Alentejo e que torna mais curta a distancia para os espanhões que vêm para as nossas praias. dizendo que esta Câmara fez a reparação que era incumbência do poder central e agora está a negociar com o Governo o pagamento.
Realçou a mudança de cor política no Alentejo Litoral referindo que primeiro foi Camilo, depois Beato e há 4 anos Paredes e se seguirão os outros concelhos e assim o Alentejo se verá livre da CDU, retrograda, conservadora, sem rasgo.
A Associação de Municípios liderada pela CDU era burocrática sem visão estratégica. Com a passagem da Câmara de Alcácer para o PS a Associação passou a ser liderada pelo PS que fez dela uma instituição estratégica, respeitada muito ligada ao concreto e ao real, no enquadramento e desenvolvimento da região, falando do importante trabalho da Associação, em 19 projectos estratégicos para o Litoral Alentejano
Hoje a Associação tem uma linha estratégica, uma orientação, um rumo.
Frisou que o PS tem poder municipal, tem poder inter municipal e tem um Governo. Tem por isso, tudo para desenvolver na Excelência, o Alentejo Litoral.
Por isso, é necessário que no dia 27 os alcacerenses votem bem, a favor de Alcácer e do Alentejo Litoral.
Que não votem para que se forme um Governo que suspende, um Governo de Manuela Ferreira Leite. Que queria rasgar tudo e agora deixou o rasgar e passou ao suspende.
Quer suspender o TGV que significa a não modernização da linha de ferro de Sines - Grândola. Que vai suspender o esforço do processo de reforma da Segurança Social e da Saúde.
Disse que a CDU anda a dizer que a vinda dos 18 médicos cubanos para o Alentejo Litoral se deve à luta da CDU, mas que é falso porque acompanhou o trabalho nesse sentido, do Ministro Correia Campos e dos Secretários de Estado.
Terminou dizendo que quer ser a voz do Alentejo Litoral na Assembleia da República.



Vitor Ramalho

"eles sabem que nós não falhamos. Eles sabem que nós não vamos falhar"

Começou por saudar os membros do Secretariado da Federação ali presentes e as figuras públicas. Fez referência especial a Carlos Beato, que com ele a política e o desenvolvimento do concelho de Grândola passou a ser muito diferente. À Ministra Ana Jorge pelo que ela representa neste distrito, a médica que foi neste distrito e a acção na área da saúde que está a desenvolver neste distrito.
Saudou por último os concorrentes à eleição em Alcácer, dizendo que os últimos são os primeiros.
Começou por dizer que sente um tremendo orgulho em ser socialista, deste partida da liberdade que defende valores e princípios.
Frisou que a unidade não é o somatório de pessoas e antes exige um projecto, um desígnio que envolva, que reúna que faça retornar desavindos.
Fez notar o apoio dado a Paredes e que Paredes é responsável por levar o partido à vitória e manter o respeito e o parido unido. E disse "não está aqui o Massano mas está".
Salientou que no PS interna e externamente não se esconde nada a ninguem e que tem orgulho de estar nesta luta que vai levar Paredes à vitória. "E estarei sempre ao vosso lado quando doe mais e onde doer mais" rematou.
Referiu depois que nunca se fez tanto por este distrito como nesta governação. "O governo fez, Carlos Beato fez" e deu ênfase à península de Tróia. Disse que tiveram lutas cruciais nas instituições em favor de obras para Alcácer. Recordou que lhe telefonavam Massano, Paredes, Lince. Que o apoio da Governadora Civil também foi decisivo
Referiu depois, que perante a dificuldade que se instalou em Alcácer quanto à formação das listas não vacilou um momento no cumprimento dos estatutos porque tinha de honrar Alcácer, o Secretariado, a vitoria. Que foi uma responsabilidade tremenda.
Falou da necessidade de o PS manter a liderança da AMLA que agora ganhou outra dinâmica outra visão, outra ousadia ao contrário do que acontecia em mãos comunistas, falando da perseguição a Manuel Coelho tal como aconteceu a Carlos Sousa em Setúbal.
Disse que a vitoria está ao nosso alcance e depende só de nós, quer em Alcácer quer em Setúbal onde concorre Teresa Almeida e ele próprio. e rematou: "eles sabem que nós não falhamos. Eles sabem que nós não vamos falhar"
O PS tem um projecto claro que serve as populações. As batalhas vão ser duras, quer as legislativas quer as autárquicas, mas é um imenso orgulho combater por um partido livre, de homens livres, um partido de princípios e de valores.



Ana Jorge

A Ministra da Saúde começou por referir que tem ligação a Alcácer, que aqui trabalhou em 75-76.
Falou que hoje temos o Serviço Nacional de Saúde que atende todos e que Ferreira Leite vai por em causa se ganhar as eleições. Que todo o esforço que este Governo desenvolveu na área da saúde e na área social serão postos em causa por Ferreira Leite.
Falou dos três médicos cubanos que vem trabalhar para Alcácer com o apoio da autarquia, passando de 6 para 9 o numero de médicos em Alcácer. Atribuiu a falta de médicos a Ferreira Leite que fechou faculdades de Medicina.

Seguiu-se José Contradanças para ler o seguinte poema:


Memórias de Alcácer


Alcácer, moira noiva encantada,

os passos a dobrarem-se

na calçada da memória,

o Sado a levar-me

nos seus recortes suaves,

a vista a espraiar-se

no ventre dos arrozais.



A cegonha calma em sua lassidão,

laboriosamente construindo

o ninho inacabado,

a casa milenar onde a família regressa.



O traço azul que risca o branco casario,

céu e mar irmanando,

silêncio e solidão levando a alma a dar-se.



Alcácer, beco mourisco em que tropeço,

de segredos esboçados

nas paredes que comprimem

a saudade em que me perco.



Escultura alcandorada sobre o rio,

encimada por seu castelo altaneiro,

abrigo de amores confidentes,

lugar que dobra a esquina do tempo,

passado e presente,

só igual a estrela do meio

que alimenta a memória e ilumina as suas gentes.



Alcácer do Sal, 14 de Maio de 2009


José-António Chocolate




Pedro Paredes

Para encerrar a sessão falou Paredes - que no seu estilo muito próprio de procurar inter agir com a assembleia e fugindo ao estilo formal e do politicamente correcto, começou por agradecer aos que saem, aos que não ficam nas listas. Realçou que 90% da equipa se mantém.
Agradeceu de seguida, à população do concelho que tem dado um apoio crítico muito forte e que tem estado sempre a seu lado e isso é o suficiente para continuar. Aos empresários,comerciantes dirigentes associativos, comunicação social que sempre têm dado um apoio critico que lhe tem sido muito útil.
Agradeceu ao mandatário financeiro e ao mandatário da campanha, Luís Dias, sem o qual não haveria listas, disse; a Mariana Caixeirinho; aos vereadores que foram inexcediveis.
Disse de seguida, que na Câmara e na EMSUAS não há trabalhadores preguiçosos, há sim, falta de orientação. Se o trabalho não é bom não é porque os trabalhadores são preguiçosos é porque há falta de orientação
Agradeceu depois a Alexandre Rosa, a Pedro Marques, a Vieira da Silva, a Vítor Ramalho que classificou de pai e padrinho - só não é a mãe - desta solução governativa, disse. Agradeceu aos colegas Presidentes de Câmara, Camilo e Beato, que disse serem os seus mestres. Agradeceu a Presidentes de Junta cessantes e candidatos. E finalmente à sua família "raiz à terra que me mantém vivo"

Posto isto, afirmou categoricamente
_" a vida de autarca é um inferno"
E logo perguntou:
_"então porque nos recandidatamos?"
E deu a resposta:
_"porque aprendemos e agora estamos prontos para passar a patamar seguinte".
Salientou que fizeram escolas, edifícios, estradas e que no próximo mandato será desenvolvido o apoio ao empresariado, comerciantes,agricultura falando de vinha e olival. Destacou a perservaçao do ambiente. Falou de um plano estratégico para os quatro anos elaborado pela Partex. falou no apoio a empresários de fora e de dentro. Sempre pensando na qualidade e não na quantidade.
Disse que provocou em Alcácer uma revolução tranquila. Pedro Paredes considera assim, que o município "está mais capaz de passar para o patamar seguinte", defendendo que "já não quer só infra-estruturas, quer futuro".

Duarte Faria ainda retomou o microfone para agradecer a alguns dos presentes, dizendo tê-los esquecido e recitou um pequeno poema que terminava assim: "vamos ficar em primeiro lugar"