01/10/09

o afastamento do responsável pela informática de Belém

Cavaco Silva afastou há quatro meses o responsável pela Informática da Presidência da República. Paulo Castro Costa vinha do tempo do Presidente Jorge Sampaio. O novo director é um perito que já tinha trabalhado com o Governo de Durão Barroso.

Na comunicação ao país, na passada terça-feira, o PR disse que tinha dúvidas sobre a segurança do sistema informático. Mas, afinal, as preocupações de Cavaco Silva começaram vários meses antes da publicação do e-mail no Diário de Notícias onde o assessor do Presidente era identificado como a fonte das suspeitas de Belém.

Constatação Geral


Um Presidente vulnerável

É pressuposto o Presidente da República ser um cidadão lúcido e de bom senso. É o mínimo que se lhe pode exigir. Cavaco Silva já deu provas sobejas, ao longo da sua história política, de que pesa bem o que faz e o que diz. Nos últimos meses não parece que esteja à altura da lucidez e bom senso que se lhe exigem. A constatação não podia ser mais grave.

António José Teixeira
Director SIC Notícias

Arguidos Para Os Submarinos. 34 milhões


Constituídos dez arguidos no "caso dos submarinos"

Em nota enviada à comunicação social, a Procuradoria-geral da República dá conta que foram constituídos dez arguidos no processo do chamado "caso dos submarinos".
Foram imputados aos arguidos, em co-autoria, os crimes de falsificação de documentos e de burla qualificada.
O Ministério Público decidiu ainda pedir uma indemnização no montante de quase 34 milhões de euros.

Cavaco Recebe os Partidos Amanhã


Cavaco Silva vai receber os líderes de PSD, CDS-PP, Bloco de Esquerda e PCP ao longo do dia desta sexta-feira.

Segundo a agenda da Presidência da República, Manuela Ferreira Leite será recebida em audiência às 10:30, às 12:00 será a vez de Paulo Portas, às 15:00 de Francisco Louçã e às 16:30 de Jerónimo de Sousa.

Estas reuniões servem de processo de consulta do Presidente da República após as eleições legislativas e antes de indigitar José Sócrates como o novo primeiro-ministro.
BOA CONVERSA ENTRE SÓCRATES E CAVACO

Sócrates limitou-se a dizer aos jornalistas a saída do encontro com o Presidente da Republica, que teve «uma boa conversa» com Cavaco Silva, escusando-se a mais declarações.
A reunião foi marcada para as 15h15m e Sócrates chegou 20 minutos atrasado e sozinho, fazendo-se acompanhar apenas, por dois elementos da guarda pessoal.

Chegou atrasado. Sozinho. e não se sabe se a conversa foi predominantemente de Socrates para Cavaco.

Comentário Entrevistas 4 Candidatos Câmara Alcácer...

Já comentámos as entrevistas ao Setúbal na Rede, de Pedro Paredes, candidato pelo PS (dia 2) e de António Balona candidato pela CDU (dia 6). Publicamos hoje o comentário à entrevista de Joaquim Granito, candidato do PSD e publicaremos amanhã, o comentário à entrevista de Ana Penas, candidata pelo BE.


JOAQUIM GRANITO

O candidato tem boa comunicação, não apresenta nervosismo, reflecte equilíbrio, bom senso. Tem conhecimentos das condições do concelho e sua população e de modo singelo, aponta as potencialidades do concelho, como também seus problemas históricos e possibilidades económicas, ao estilo de inventário.
Há coerência no discurso, não se perdendo dentro do assunto e nem fugindo ao tema.
É saudosista do Alcácer de antigamente, registamos a frase de cunho pessoal, quase poética: "sou do tempo em que se viam os golfinhos que vinham a Alcácer"
Fala de maneira apaixonada de aspectos da beleza do concelho.
Não tem posicionamento político quanto ao surto de desenvolvimento turístico que está a arrancar no concelho.
Não fala da necessidade de revisão do Plano Director Municipal, nem tem proposta para modernização dos Serviços Camarários.
Não apresenta programa para o mandato camarário. Aliás, o PSD já não teve programa no mandato que agora termina, pois os dois deputados que teve na Assembleia Municipal, não fizeram durante os quatro anos, qualquer intervenção, votando sempre com o PS.
Mais do que uma entrevista política e de campanha eleitoral destinada a cativar votos, foi uma conversa amena sobre os temas comuns e do dizer quotidiano e descomprometido dos alcacerenses,
Entende que Pedro Paredes foi a "escolha correcta" para cabeça de lista do PS o que mostra uma simplória seriedade política e disse também, ter entrado na política, só depois de se ter reformado.
Foi uma entrevista pouco acordada a contradizer o seu slogan de campanha "VAMOS ACORDAR ALCÁCER" que indica que os alcacerenses estão a dormir e que Granito e o PSD os vão acordar.