08/07/09

REUNIÃO DA C.P.C./PS contou com 50 pessoas. (1ª parte)

DEPOIS DESTA REUNIÃO O PS NUNCA MAIS SERÁ O MESMO.
E VAI GANHAR OUTRA VIDA, A VIDA POLITICA DE ALCÁCER.


Esta reunião torna o PS mais forte e maduro.
E faz - ao contrário do que se possa pensar - o PS mais líder, na vida política de Alcácer.

.50 pessoas, quase todos militantes. E os não militantes, eram pessoas muito engajadas ao PS.
. Diálogo aberto, sem receios de se dizer o que quer que fosse; frontalidade; agressividade mas sem má educação;
. Apontaram-se erros cometidos, quer no partido quer na Câmara;
. Levantaram-se pontos fracos e pontos fortes, quer do PS quer da Câmara.
. Referiu-se o momento histórico de desenvolvimento que Alcácer começa a viver. E a necessidade de o PS se preparar para estar à altura de liderar, politicamente, essa revolução económica e social.
. Esta reunião foi o pontapé de saída para um debate e diálogo, que se quer franco e aberto, frontal e profundo, quer no partido, quer na gestão Camarária.
. Ficou patente, que os erros cometidos cavam, fundamentalmente, no pouco diálogo; na análise pouco profunda das situações; na falta de estratégias amadurecidas, suficientemente pensadas, devidamente sustentadas; no pouco trabalho de equipe.
. E é reconhecido que a discussão necessita de subir mais para o nível das ideias e deixar muito das questões e relacionamento pessoais. Que as pessoas devem ser avaliadas pelas posições e comportamentos políticas que tomam e não pelos relacionamentos ou interesses pessoais.
. Que há que cultivar o espírito de missão e bem público.
. Que Alcácer não é um qualquer concelho perdido no meio do Alentejo, sem impulsos de desenvolvimento mas que, pelo contrario, se encontra num "boom" de desenvolvimento turístico que arrastará também, alguma indústria, comércio e serviços. Que esta revolução que vai ocorrer em Alcácer, tem de ser sabiamente liderada sob o ponto de vista político e que só o PS pode ocupar esse lugar, já que a CDU é partido de ideologia de museu, contrário à modernidade e à economia de mercado competitivo.
. Que importa fazer Politica de Verdade
. Importa fazer tudo às claras, ao contrário da CDU que não deixa que a sociedade conheça o que corre lá dentro.
. Mas os Partidos não são Máfias e em democracia exige-se transparência.

Quem dizia que no PS/Alcácer não havia nada para debater? A ideia que fica é a contrária. A que quase tudo está por debater.

O Clube de Política de Alcácer do Sal, faz um desafio a C.P.C.do PS. Organize, imediatamente, um fórum para debate de ideias, objectivos e estratégias, para servir de base à campanha eleitoral.
E desafiamos o PS e o Executivo Municipal para apoiarem o I CONGRESSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALCÁCER DO SAL que temos em preparação.


Eram 22h00, quando iniciaram os trabalhos.
A Mesa foi assim constituída:

João Massano - Presidente da C.P.C., que presidiu
Luís Dias - 2º membro da C.P.C.
José Domingos - Secretário Coordenador da secção do Torrão
Rui Damião - Secretário Coordenador da secção de Alcácer

João Massano abriu a sessão e informou que os membros da Comissão Politica foram expressamente convocados para aquela reunião e todos os militantes haviam sido convidados a estar presentes. Informou também que qualquer militante podia apresentar listas para serem votadas.

Rui Damião, em nome da secção de Alcácer, informou o nome de Felismino Coelho para cabeça de lista à Junta de freguesia de Santa Maria (é já o actual Presidente) e Pedro Repolho para a Junta de S. Martinho. Disse que a actual Presidente da Junta de Santiago, Mariana Caixeirinho, se mostrou indisponível para se recandidatar.

Segui-se José Domingos em nome da secção do Torrão, que indicou o nome de Décio Fava para a Junta de Freguesia do Torrão e que é o actual Presidente.
Disse necessitar de tempo para indicar o nome, do Torrão, para a lista do Executivo, porque ainda vai ser votado pelos militantes. Referiu que o partido tem de falar mais. É necessário falarem mais uns com os outros. Que importa arranjar uma metodologia. Que é preciso reflectir bem sobre as pessoas. Saber se o perfil é válido. Se é a pessoa certa para o lugar ou se é por simpatia.

João Massano, voltou a perguntar se ninguém apresentava listas e dirigiu-se ao Presidente da Assembleia Municipal elogiando o trabalho desenvolvido rotulando-o de exemplar. Disse que Presidente e equipe merecem a sua confiança e que apoiava Duarte Faria para se recandidatar ao lugar

Seguiu-se Duarte Faria que começou por agradecer os elogios de João Massano, referindo que teve a sorte de ter na Assembleia Municipal uma boa equipe. Que teve o apoio de todas as bancadas PSD e CDU. Que se ultrapassaram interesses partidários e estiveram muitas vezes unidos em torno dos interesses do concelho, citando o caso da luta pela Escola Secundária, que levou à Assembleia da Republica também, representantes de pais, de alunos. Referiu-se também ao Quartel dos Bombeiros,dizendo que Executivo e Assembleia fizeram um bom trabalho.
Desabafou dizendo que população saberá quem trabalhou e quem se poderá aproveitar dos resultados a cada momento mas que isso é tudo efémero. Que a verdade fica para a História e aludiu a Eusébio e Di Stéfano, que àquela hora estavam no estádio do Real Madrid a serem homenageados para todo o mundo.
Disse então, que aceitava o repto do Presidente da Comissão Política para ser cabeça de lista à Assembleia Municipal e desafiou os presentes para que aparecessem mais listas. Disse que concorria primeiro pela sua terra e depois pelo partido socialista e que já trabalha por este objectivo há 14 anos.
Manifestou apreço pelos três Presidentes de Junta socialistas

O Presidente da Mesa perguntou se havia mais algum nome para apresentar, para cabeça de lista à Assembleia Municipal.

Interveio Paredes, para referir que gostou de trabalhar com a Assembleia, nomeadamente com o Presidente.

Duarte Faria pediu então 5 minutos, para apresentar sua lista porque tinha de fazer algum contacto, após o que apresentou os seguintes nomes:
Duarte Faria
Caetano Clemente
Ilda Rebelo
Luís Nunes
Juliana Madaleno

Como não surgiram mais listas, foi posta aquela, à votação, após o Presidente da Mesa ter confirmado a existência de quorum. Contou 13 membros presentes da C. P (ao todo são 19 com direito a voto.)
A votação foi em urna e a lista foi eleita por unanimidade.

Duarte Faria usou novamente da palavra para a agradecer a votação por unanimidade e disse esperar contribuir para o trabalho que é necessário e que contava com a ajuda de todos.

Segui-se a discussão acerca das listas para a Câmara Municipal.
Entrou-se então, numa fase de polémica e dureza, com o aparecimento de duas listas. Uma liderada por Massano e outra por Paredes.

Mais tarde publicaremos o relato desta 2ª parte.