28/05/08

BLOG ALCACER DO SOL CONCLUIU:

EXECUTIVO CAMARÁRIO É GENIAL.

AQUELE BLOG PASSOU DE MANIPULADOR A MANIPULADO?

FOI A MÃO INVISÍVEL DO PS DESCOBERTA POR MASSANO




O blog Alcacer do Sol teve no ar, por umas duas semanas, uma sondagem de opinião, que terminou recentemente, de todo tendenciosa, de uma manipulação mesmo primária! Pretenderam obter um resultado que fizesse concluir que o Executivo é muito incompetente. Mas o resultado a que chegaram, foi exactamente o contrário. Que é genial!!!
E lá vieram explicar a não genialidade do Executivo, dizendo que a sondagem não é válida, porque a votação foi falsificada, socorrendo-se de palavras de João Massano, transformando-o de inimigo em seu salvador.

Para boa compreensão deste fenómeno, leia-se o nosso artigo que publicámos em 25/04 e no qual denunciávamos a manipulação inadmissível daquela sondagem.


O BLOG ALCACER DO SOL TEM NO AR, SONDAGEM TENDENCIOSA

O blog Alcacer do Sol tem no ar, ainda por mais 12 dias, uma sondagem, de todo tendenciosa, que já conta com 95 votantes.

Vejamos como é tendenciosa: o tema em análise é a contratação, pela Câmara, a uma empresa de Lisboa, de de um estudo de enquadramento estratégico, ao custo de 110.000 euros.
A pergunta é a seguinte:
"em sua opinião, ao contratar uma empresa de Lisboa para fazer o estudo de enquadramento estratégico de Alcácer, o executivo camarário demonstrou que:

.não tem ideias válidas
.não sabe planear
.não consegue executar
.é incompetente
.é genial "

1. O blog inseriu, há dias, um longo artigo para explicar o tema em que incide a sondagem e que nos parece suficientemente esclarecedor. Não é por aí, portanto, que vai o nosso reparo.
Aliás, até poderemos estar de acordo, em boa parte, com o Alcácer do Sol quanto a reparos a este estudo.

2. O problema está nas perguntas que são feitas.
Repare o leitor, que das 5 perguntas feitas, 4 são em desfavor da Câmara e apenas uma é a favor. E, mesmo esta não lembraria ao diabo, fazê-la.Pasme-se: "É genial?".
Pois algum votante, em consciência, poderia alguma vez, considerar genial a contratação de um pequeno estudo a um Gabinete de Lisboa? Por isso, pretendeu-se colocar o votante numa posição que,em consciência, nunca poderia votar a favor da Câmara porque não lhe é oferecida nenhuma alternativa motivadora. No entanto a sondagem já leva uma boa % de votantes no "genial", o que não pode representar outra coisa senão, a de que os votantes que queriam votar a favor da Câmara, ao aperceberem-se do truque ali expresso, não desistiram e foram pelo genial.

As perguntas teriam de ser do estilo:

.demonstra ideias válidas?
sim
não

.mostra saber planear?
sim
não

.mostra saber executar?
sim
não

(esta pergunta parece-nos descabida porque a encomenda de um estudo apenas revela planeamento e não execução.)

.mostra competência?

sim
não


Não se sabe que conclusão é que O Blog vai tirar, daqui a 12 dias, quando o inquérito terminar.
Admitamos que o genial vence. Nesse caso o acto de encomendar um estudo a um gabinete de Lisboa é, para os alcacerenses afinal, coisa genial. Pasme-se! Lá teria que se concluir que os alcacerenses são uns "deslumbrados" que acham que encomendar um estudo a Lisboa é o "máximo"
Por outro lado, certamente, o blog vai somar as respostas das 4 primeiras perguntas pois elas são do mesmo teor, revelando todas incompetência da Câmara.

Meus SRS. Isto não é sério. Faça-se crítica à Câmara (com as críticas é que se melhora e não com os elogias) mas seja-se sério na acusação. Não se seja demagógico e se baralhe o eleitorado.
E o proprietário do Blog até sabe fazer melhor. Pois que faça. Alcácer precisa de mais e melhor.

Publicada por O Sádão em Sexta-feira, Abril 25, 2008


E não é que o ganhou mesmo o "GENIAL"?



Veja-se agora, a explicação do Alcacer do Sol, que vale a pena!



sondagem com adesão recorde


à pergunta:

"em sua opinião, ao contratar uma empresa de Lisboa para fazer o estudo de enquadramento estratégico de Alcácer, o executivo camarário demonstrou que:"

foram apresentadas as seguintes opções:

não tem ideias válidas
não sabe planear
não consegue executar
é incompetente
é genial
Nesta sondagem houve 639 participações!

Cerca de 10 vezes mais participações do que é habitual noutras sondagens do Alcácer do Sol.

Estranho... verificámos que, contrariamente ao que tinha ocorrido anteriormente , cada computador deixou de estar limitado a um único voto. Ou seja, passou a ser possível, a cada computador, adicionar um voto cada vez que se ligasse à internet. Era só uma questão de ligar, votar, desligar, ligar, votar, ...e assim sucessivamente. Esta alteração é totalmente alheia ao Alcácer do Sol, sendo da responsabilidade do www.blogger.com (administrador do sistema de blogs)

Gostamos de saber que atraímos as atenções das pessoas do Concelho de Alcácer do Sal. Gostamos de saber que incomodamos alguns vendedores de ilusões. Mas não gostamos de tudo. Não gostamos que houvesse pessoas a esforçarem-se em adulterar resultados. Há várias evidências. Numa delas, num domingo à noite, entre as 23 e as 23:30 horas, houve 63 votos introduzidos, todos eles na opção do genial - mais de 2 votos por minuto, todos na mesma opção. Estatisticamente, e tendo por base a população do Concelho, isto só é possível através de pura manipulação. Terá valido a pena?

O que está em causa é se os Alcacerenses são ou não capazes de definir uma estratégia de desenvolvimento para a sua terra.

caso haja Alcacerenses capazes de conceber e elaborar um plano de desenvolvimento, então não haveria motivo para pagar a uma empresa de Lisboa para o fazer;
caso não haja Alcacerenses capazes de realizar tal tarefa, ou seja, definir o seu próprio futuro colectivo, então a solução correcta era pedir a quem soubesse. Mesmo que pouco ou nada conheça do nosso Concelho... que foi a opção do executivo camarário.
Foi esta útima opção a escolhida por 60% (389 votos) dos participantes. Ou seja, aqueles que consideraram esta decisão "genial".

Estranhamos haver tamanho número de pessoas a assumirem a incapacidade da sua terra na condução dos seus destinos. Isso não significa que não respeitemos a vontade da população de Alcácer. Por isso explicamos a nossa estranheza.

Nas últimas eleições, o partido vencedor teve 45% dos votos (aprox.).

Que terá acontecido para que esse apoio tenha crescido 33% (de 45 para 60%) depois dos disparates todos que têm andado continuamente a fazer? Quando, ainda por cima, existe um conflito aberto entre eles mesmos? Conflito esse que nos tem dado a conhecer melhor a sua essência...

Ao tentarmos entender este fenómeno, acabamos por nos deparar com as palavras do Sr. Vice Presidente da Câmara, quando afirmou:

"...há algumas zonas sombrias dentro do PS. Sem dúvidas que as há...Essa sombra existe. É uma espécie de mão invisível a tentar ou até mesmo a controlar tudo aquilo que puder, na tentativa de manipular - e manipula..." (*)


Está tudo dito! Só não vê quem é cego.


(*) - afirmações integrantes da entrevista publicada no jornal Litoral Alentejano de 15/4/2008

Post Scriptum

Agradecemos a todos, sem qualquer excepção, a divulgação dada ao Alcácer do Sol. Sem o empenho destes valiosos colaboradores não seria possível atingir o número de visitas alcançado. O que faz do Alcácer do Sol o líder regional de opinião na internet, cuja temática se centra em Alcácer do Sal.

Uma vez mais, muito obrigado, a todos!





1. Começa o Alcacerdosol por nos dar a noticia, que nesta sondagem a informática andou louca, que os computadores ficaram libertinos ao permitirem que se votasse mais do que uma vez, por meio de cada um. E apreçam-se a dizer, que são alheios ao facto e apontam, imediatamente, um culpado: "sendo da responsabilidade do www.blogger.com (administrador do sistema de blogs)".
Então se registaram esse facto, de falsificação informática, não deveriam ter anulado a sondagem e colocá-la de novo no ar? O que aíás podem e devem fazer, ainda.

2.Dizem-se, de seguida, contentes porque atraíram as pessoas de Alcácer e até dão à notícia o título "Sondagem com participação recorde " , 10 vezes mais que o habitual, anunciam. Mas como sabem que atraíram as pessoas de Alcácer se os computadores ficaram loucos? Pelo que nos dão a conhecer, poucas pessoas e no limite até, apenas uma, poderia ter feito aquele resultado.

3.Dizem que gostaram de saber que incomodaram alguns vendedores de ilusões.
Mas que vendedores de ilusões afinal incomodaram? Para já, neste fenómeno, só está provado um vendedor de ilusões - o próprio blog - que pretendeu à evidência, obter um resultado de pesquisa falacioso, a partir de uma sondagem não isenta, já que as perguntas eram claramente tendenciosas..

4.Mais abaixo voltam a validar os resultados da dita sondagem ao afirmarem: "Foi esta última opção a escolhida por 60% (389 votos) dos participantes. Ou seja, aqueles que consideraram esta decisão "genial".
Validam a sondagem mas estranham que esse número elevado de pessoas assuma "...a incapacidade da sua terra na condução dos seus destinos.." mas dizem que respeitam a vontade da população de Alcácer.
Mas então esse resultado não fora viciado pelos computadores?!
E fazem questão em explicar a sua estranheza por tal resultado da sondagem, com este despudor!
"Nas últimas eleições, o partido vencedor teve 45% dos votos (aprox.). Que terá acontecido para que esse apoio tenha crescido 33% (de 45 para 60%) depois dos disparates todos que têm andado continuamente a fazer? Quando, ainda por cima, existe um conflito aberto entre eles mesmos? Conflito esse que nos tem dado a conhecer melhor a sua essência..."
Bem, de 45 para 60 vão 15 e não 33...
E então, só porque o Alcácer do Sol acha que andam a fazer muitos disparates tinha de ser, necessariamente, disparate a encomenda de um estudo a Lisboa?
E porque "ainda por cima, existe um conflito aberto entre eles mesmos? Conflito esse que nos tem dado a conhecer melhor a sua essência..." também os alcacerenses tinham de dizer não, ao estudo?

Então "O que é, jamais deixará de ser!" para usarmos a expressão que o vosso blog exibe permanentemente no canto superior direito?

Quer dizer que todas as iniciativas da Câmara teriam o mesmo apoio, seja a encomenda do estudo a Lisboa, a luta pela Escola, a destruição do mini golf, a revisão do PDM ou o derrubar da ponte pedonal...é?

Assim, para proclamarem que tiveram uma participação recorde e que é o blog líder regional, os resultados servem, não são falsos. Para validarem o genial, já não servem, são falsos!

E mais adiante dizem ter encontrado a explicação para o fenómeno de ter ganho o "genial".
"Ao tentarmos entender este fenómeno, acabamos por nos deparar com as palavras do Sr. Vice Presidente da Câmara, quando afirmou:

"...há algumas zonas sombrias dentro do PS. Sem dúvidas que as há...Essa sombra existe. É uma espécie de mão invisível a tentar ou até mesmo a controlar tudo aquilo que puder, na tentativa de manipular - e manipula..." (*)
Está tudo dito! Só não vê quem é cego.

(*) - afirmações integrantes da entrevista publicada no jornal Litoral Alentejano de 15/4/2008"


Curioso. O Alcácer do Sal tem ridicularizado as palavras do Vice-Presidente naquela entrevista mas, agora, socorreu-se delas para ver o que "só não vê quem é cego", para procurar provar que o "genial" está falsificado,houve mão invisível do PS!
E terminam com um agradecimento a todos, até nos fizeram lembrar os discursos do venerando Presidente da Republica Américo de Deus Tomás, que também terminavam, invariavelmente, com essas palavras (desculpe o blog a ironia). E afirmam, de forma fugidia, que são o líder regional de opinião na Internet.
Mas como sabem? Se calhar acontece-lhes como ao PCP a quem ouvimos, há mais de 30 anos, proclamarem que são os representantes da maioria do povo português e na única contabilidade possível - as eleições - não passam de 8 ou 9%.

Caro colega blog, sem pretensiosismos de qualquer espécie, arrogância e muito menos pretendendo dar lições de moral, dizemos que todos os que trabalhamos a informação, temos uma grande responsabilidade social, justamente porque a informação tem um enorme poder. Pode fazer subir ou cair um político de um dia para o outro. Pode afectar, decididamente, a imagem e dignidade de qualquer pessoa, de uma penada. Por isso, temos de ser muito exigentes com o trabalho que fazemos. Essa vossa sondagem foi um mau serviço à imprensa, ao instrumento sondagens e ao vosso próprio trabalho. Sabemos quanto é árduo trabalhar na imprensa regional, por isso elogiamos o vosso esforço e muito do que deram à luz tem interesse. Não deixem que maus trabalhos, como esta sondagem, descredibilizem outros que publicaram.

Alcácer necessita com toda a urgência, de competência e saber, para responder à altura, ao desenvolvimento acelerado que está a arrancar. E todos somos poucos para corresponder a essa necessidade. Unamo-nos, então, no que nos une. Precisamos todos de elevar as bandeiras da exigência e procurarmos a Excelência. Temos de fazer Politica e deixarmos-nos de politiquice. Disso já tem Alcácer que chegue! A Câmara tem muito por onde ser criticada, com verdade, seriedade e de modo construtivo. Antes de acharmos os outros incompetentes, devemos mostrar que nós somos competentes!

Caro colega blog, considerem este escrito como uma critica construtiva e nunca como querendo aproveitar uma falha vossa, para desenvolver rivalidades ou abrir trincheiras. O posicionamento de OSADAO é precisamente o contrário. O de colaborar na união e aproveitamento de todas as contribuições válidas, porque todos somos úteis neste Alcácer de tão pouca opinião publica e participação politica, atitude que urge inverter.