10/10/08

TORRÃO INAUGURA SEDE DO PS

Por iniciativa da Secção do Torrão, do Partido Socialista, cujo Secretário Coordenador é José Domingos, é inaugurada hoje, pelas 18h00, a sede do partido, naquela localidade.
Estarão presentes várias personalidades do PS, entre as quais o Ministro Vieira da Silva, Vitor Ramalho (Presidente da Federação Distrital), Fátima Lopes (Directora do Centro de Segurança Social Distrital), Presidentes das Câmaras de Alcácer e Évora, Director Regional de Educação do Alentejo...
Após a cerimónia de inauguração, seguir-se-á um jantar no restaurante Afluente do Sado.

Para quando a abertura da Sede do partido, em Alcácer do Sal?
"O Alentejano que descobriu a América"

Cristóvão Colombo era natural de Cuba (Alentejo)



O livro da autoria de Pedro Laranjeira, jornalista e Director da Revista Perspectiva, demonstra que Cristóvão Colombo era português de Cuba.

Trata-se de uma compilação de factos relevantes sobre as mais recentes descobertas vindas a lume acerca da personalidade e origens de Cristóvão Colombo.

A obra dedica grande atenção às investigações que indiciam a nacionalidade portuguesa do navegador e inclui as teses dos principais estudiosos do assunto, como Mascarenhas Barreto, Manuel Rosa, Roiz do Quental, José Rodrigues dos Santos e Manuel Luciano da Silva, que inspirou Manoel de Oliveira para a realização do seu último filme, "Cristóvão Colombo, o Enigma".

É hoje evidente que o tecelão genovês Cristoforo Colombo nunca poderia ter sido o mais famoso navegador de todos os tempos. Estamos perante duas personalidades diferentes, ambas, aliás, documentadas, mas tudo indicando que o Almirante foi um nobre português, primogénito de D. Fernando Duque de Beja e de Isabel Gonçalves Zarco, filha do descobridor da Madeira e Porto Santo, João Gonçalves Zarco.

Uma intrincada trama histórica, protagonizada por D. João II, explica os mistérios que envolveram a identidade do homem que se terá chamado Salvador Fernandes Zarco, então conhecido como Cristóvão Colon, cuja nacionalidade só chega a discussão pública 70 anos após a sua morte, quando uma família italiana de apelido Colombo apresenta a Tribunal um "Testamento" (agora identificado como uma tosca falsificação) no intuito de obter a herança do Almirante - processo, de resto, julgado contra os peticionários por esse Tribunal, que entregou a herança a D. Nuno de Portugal, neto do filho português do navegador.

Essa e muitas outras evidências são relatadas na presente obra, que inclui os mais recentes resultados de análises de ADN, comprovativas de que o descobridor da América, então chamado "Infante de Portugal", não era italiano, francês ou espanhol.

O trabalho, formatado em estilo jornalístico e profusamente ilustrado, inclui entrevistas com as mais relevantes personalidades ligadas ao assunto em todo o mundo e pretende ser uma síntese de leitura fácil, cronologicamente muito bem apresentada, de um mistério que permanece até aos nossos dias.

O livro é da autoria de Pedro Laranjeira, jornalista e Director da Revista Perspectiva, que tem publicado vários artigos sobre o tema sobre a portugalidade de Cristóvão Colombo.

A obra agora dada à estampa, vai sair em traduções para inglês, castelhano, alemão, holandês e francês, sob o título genérico "O Português que descobriu a América". Em 2009 será editada também em italiano.

Aproveitado o lançamento do original português em Espinho, será apresentada a público a primeira edição numa língua estrangeira, no caso a versão em espanhol, intitulada "El Portugués que descubrió América".