03/07/09

CDS LIDERA PSD (2)

Coluna Social

Teresa Noronha adianta-se a Calitão, na corrida à Câmara

Na tourada de domingo, um ponto alto do espectáculo ocorreu, quando Teresa Noronha subiu e entrou, no Camarote Presidencial.
Tão inusitado gesto, representou-se no inicio da segunda parte do espectáculo, quando o primeiro casal de Alcácer, já se encontrava desacompanhado dos vereadores com pelouro. Antes, na primeira parte, haviam estado, no camarote nº1 da praça de touros, Hélder Serafim e Isabel Vicente - mostrando Paredes - que esses são os seus vereadores, os seus primeiros vereadores...

Teresa Noronha, que estava em baixo, levantava, repetidamente, o olhar, para aquele camarote, que fora sabiamente construído, em forma de altar, lá bem em cima - também as águias construem os ninhos no cimo das árvores - para que se tornasse mais apetecido e pensava:
_Devo eu subir e entrar lá?! Cometo grande proeza, para mim, e ainda mais para o CDS, pois se ninguém lá entra! E como faço? - Pensava.
_Diz tu - instando o marido.
_Faz como queiras, ora essa! - dizia ele.
_Bem a mim me importa lá isso! Vai e senta-te lá, que eu bem sentado estou aqui...
Teresa, mulher sanguínea e nutrida e nada dada a receios ou hesitações, pousou a filhota no colo do pai e...
_ Dá licença, dá licença - ao que todos respeitosamente deram e, alguns, seus ex-alunos, ao que nos pareceu, até a acariciavam e chamavam efusivamente:
_Professora, Professora.
E aquele porte impositivo, de subida forte, em instantes alcançou o cimo, empurrou a porta, entrou em uma passada e, abrindo longamente os braços, apertou em simultâneo, Presidente e Primeira Dama.
_Não podia deixar de vos vir aqui cumprimentar! - E assim começou a acelerada cavaqueira, que ia mais para o lado de Margarida. Mas não perdeu tempo e logo disse ao que vinha!
_Já lidero o PSD e agora quero liderar o PS.
Paredes, sentiu um instantâneo golpe baixo de karaté. Estaria no "Kata" - inimigo imaginário? - pensou por instantes. Rápido, deu duas esticadas no cabelo, das laterais, inclinou o tórax para a frente e fixou-se em Rouxinol, que no momento fazia ajoelhar o cavalo à frente do touro.

Mas Teresa logo emendou.

_Estou a brincar
Já lideramos sim, o PSD
E com o PS queremo-nos coligar.

Ao que a primeira dama respondeu:
_Pois, então!!!...

E o Presidente, a Teresa fitou.
E um sorriso de circunstância,
Esboçou...

E Teresa, agora de pé entre os anfitriões, qual rainha Vitória -aquela que elevou seu reino ao maior Império do mundo- prosseguiu com sua tese politica, que era bem clara e simples. Só não entende quem não quer!

_Vocês vejam -explanava Teresa.
_A CDU tem uma lista muito fraca, aquilo não vão além do "nós é que fomos contra o fascismo". O PS está dividido. E o PSD adormecido como anda, só pode apoiar-nos a nós, CDS. E agora vejam. Se a CDU meter três, o PS três e nós um, ficamos em posição de charneira e nós é que mandamos.
Naquele instante, o que terá sentido Paredes?

Talvez não apenas um golpe baixo...
de Karaté
mas um calafrio espinha abaixo,
até!!!
Que Kata -inimigo imaginário,
Não é...

E Teresa continuava eufórica, politizando com largos e abertos sorrisos e forte gesticular de mãos e braços.
Enquanto isso, Paredes alternava entre fugazes olhares para a inesperada visitante e fortes esticadas no cabelo, nas laterais enquanto procurava tomar a tourada o mais possível a sério.
E Teresa, cada vez mais segura, olhava fixamente Calitão, quedado na bancada em frente e que perdera de todo a tourada, para se fixar, de olhar atento, no camarote mais "in", desde o primeiro instante em que a politica e companheira nele entrara, para não perder pitada do flagrante.
_Bem, vou deixar-vos, querido casal - sugeriu Teresa - e acrescentou:

_Ai! Adeus!Acabaram-se estes momentos...
Que ditoso estive aqui a vosso lado!...

E, virando-se para a Primeira Dama, num português "abrasileirado".
_Para o ano a gente vai estar todos aqui no camarote, presidente e vereadores.
Paredes, que cavalheirescamente como é seu estilo, se havia levantado para o cumprimento de despedida, olhou Margarida que lhe opinou com um sorriso vago...
Então, sentou-se de imediato, mas calmamente. Colocou o cotovelo em cima do joelho. Apoiou a cabeça no braço e enquanto a Primeira Dama - ainda de pé - de braços para a frente, efusivamente batia palmas, à pega que acabava de se consumar, Paredes murmurou:
_E se eu levasse Teresa e Calitão para meus 4º e 5º vereadores?!!
E voltou a murmurar:
_E se eu levasse Teresa e Calitão para meus 4º e 5º vereadores?!!!