19/12/09

Clube de Política Festeja 2º Aniversário










para aumentar as imagens clique duas vezes em cima.



É sempre de desconfiar de um deus que não sabe dançar!
Vive-se como se dança
E dança-se como se vive!


O Clube de Política festejou ontem, o 2º aniversário da decisão de fundá-lo, no preciso local em que, há dois anos, foi tomada a decisão: o Maxime, em Lisboa.
A festa durou até às cinco da manhã e foi de arromba.

A noite foi da lusofonia, evento cultural da ideia "B'leza Itinerante".

Estiveram em palco os cantores: Nancy Vieira, Dani Silva,Rita Lobo,Rui Cruz,Ana Firmino,Aires Silva, Calé Moreira.

Nas fotos: entre outros, António Costa, Presidente da Câmara de Lisboa, membros da edilidade e Vilela Borges, fundador do Clube de Política.










13º GOVERNADOR CIVIL DO PÓS 25 DE ABRIL



Eurídice Maria de Sousa Pereira



Mandato: 19.09.2007 a 13.08.2009





" Neste período de exercício de funções reafirmou-se a premissa, indubitavelmente necessária, de que as instituições devem 'ter voz' naquilo que são as suas responsabilidades legais. Foi o que fizemos. Trouxemos às populações o conhecimento das políticas governativas e levámos ao Governo as preocupações e anseios das populações do Distrito. Recriámos o caminho com 'duas vias' no entendimento de que o papel fundamental de um Governo Civil é de matriz política e deve-se, por isso, fazer ouvir e saber ouvir.”

Voltar ao Início

Eurídice Maria de Sousa Pereira iniciou funções de Governadora Civil do Distrito de Setúbal a 19 de Setembro de 2007, tendo deixado o cargo no dia 13 de Agosto de 2009.

Nasceu a 20 de Outubro de 1962, na Moita, distrito de Setúbal, e é licenciada em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Na Câmara Municipal de Setúbal, onde ingressou em Agosto de 1990, desempenhou funções de Adjunta do Gabinete de Apoio ao Presidente, Chefe de Gabinete do Presidente e Chefe de Divisão de Modernização Administrativa do Departamento de Administração Geral.

Na Câmara do Barreiro, foi Adjunta do Gabinete de Apoio ao Presidente e Directora do Departamento de Auditoria e Modernização Administrativa.

Entre Dezembro de 2005 e Setembro de 2007 assumiu o cargo de Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

Como autarca, foi membro da Assembleia Municipal da Moita, da Assembleia de Freguesia da Moita, da Assembleia Metropolitana de Lisboa e Vereadora da Câmara Municipal da Moita no mandato iniciado em Outubro de 2005 (tendo renunciado a 19 de Setembro de 2007, data em que assume funções como Governadora Civil do Distrito de Setúbal).

Foi, ainda, colaboradora do Presidente da Câmara Municipal de Setúbal junto do Comité das Regiões – Comunidades Europeias, representante da Câmara Municipal do Barreiro no Conselho Intermunicipal para a Qualidade e Inovação, da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal e membro da Comissão de Trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal, por seis anos, tendo sido Secretária Coordenadora da Comissão durante quatro anos.

Recebeu um “Louvor”, por serviços prestados no Governo Civil do Distrito de Setúbal (DR Série – Nº 154 – 08-07-1985) e um “Público Louvor” por serviços prestados na Câmara Municipal de Setúbal, aprovado em reunião de Câmara, 10 de Setembro de 1996.

Da sua actividade política destacam-se as funções de secretária coordenadora da Secção Sectorial do PS da Câmara Municipal de Setúbal, presidente da Comissão Política Concelhia da Moita nos mandatos de 1992/1993 e 2003/2005, membro do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas no mandato de 2004/2006, membro do Secretariado da Federação Distrital de Setúbal do PS no mandato 2006/2008 (renúncia apresentada a 19 de Setembro de 2007), membro da Comissão Política Distrital de Setúbal nos mandatos 2004/2006 e 200/2008, membro da Comissão Nacional do Partido Socialista nos mandatos 2004/2006 e 2006/2008 e membro da Comissão Política Nacional do Partido Socialista nos mandatos 2004/2006 e 2006/2008.



12ºGOVERNADOR CIVIL DO PÓS 25 DE ABRIL






Maria Teresa Mourão de Almeida



Mandato: 05.04.2005 a 02.10.2007



"O que penso que foi uma marca essencial do meu mandato foi o trabalho realizado junto da população e uma grande disponibilidade, que tivemos, de ir ao encontro do que era o pulsar das pessoas. Durante esse período, tentei estar sempre presente nas iniciativas que decorriam no distrito para valorizar o que de melhor havia na região.”

Maria Teresa Mourão de Almeida nasceu em Vale de Cambra, distrito de Aveiro, em 15 Janeiro 1954. Licenciou-se em 1977, em Arquitectura, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.


Iniciou o seu percurso profissional no Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Castro Verde.


Em 1980 enceta a sua relação com Setúbal. Desempenha funções técnicas de gestão territorial e urbanística na Câmara Municipal de Setúbal, ascendendo, na década de 90, ao cargo de Directora do Departamento de Habitação e Urbanismo daquela autarquia.

Após as eleições autárquicas de 1997, desempenhou as funções de Vereadora, tendo a seu cargo os pelouros da Habitação, do Urbanismo e das Obras Municipais.

Depois de 2002, foi assessora do Instituto de Estradas de Portugal, tendo como responsabilidade as relações com as autarquias locais, e assessora da CCDR Lisboa e Vale do Tejo para as questões de urbanismo e autarquias locais.

A partir de 5 de Abril de 2005, assumiu as funções de Governadora Civil do Distrito de Setúbal, deixando o cargo no início de Outubro de 2007 para dirigir o Departamento do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa.