05/08/09

Aprovadas duas candidaturas para Alcacer

Uma é do Programa Ruas, para à regeneração urbana da cidade, com financiamento parcial garantido no grupo dos centros urbanos estruturantes do Alentejo.programa Ruas que totaliza um investimento de cerca de oito milhões de euros.

A intervenção envolve a reconversão do espaço público na zona junto ao castelo, potenciando-o para o usufruto turístico e popular; a regeneração da área ribeirinha desde o actual quartel dos Bombeiros Voluntários até ao Cabo de São Pedro, e ainda o alargamento e beneficiação das zonas de ancoradouro, na Margem Sul. O plano é uma clara aposta na dinamização da ligação entre a malha urbana e o rio, nomeadamente com alargamento de áreas de circulação pedonal e em ciclovia, bem como ampliação de áreas de esplanada e a requalificação da escola de remo.
A Câmara tem um ano para ouvir instituições, empresários e moradores da área abrangida, conceber e apresentar os projectos de execução das acções previstas. Terá depois mais dois anos para a execução das obras propriamente ditas, tendo que garantir o restante do investimento não financiado.

A outra, o Provere é uma candidatura que partiu da Associação de Municípios do Alentejo Litoral, mas que tem a autarquia de Alcácer do Sal como parceira num dos projectos classificados como estruturantes, liderado pela Associação de Beneficiários do Vale do Sado. O projecto envolve a limpeza e desmatação das margens do Sado, entre Porto Rei e São Romão, o que não só vai evitar o alagamento dos campos de cultivo aquando dos períodos de cheias, como potencia a utilização do rio para algumas práticas náuticas

PS TOCA A UNIR



Enterrem-se os machados de guerra e enfileire-se para a batalha política que temos pela frente - ganhar a eleição autárquica.

Agora não é hora de mais dúvidas, pois agora, a hora, é, de batalha política. Após a eleição, então sim, pense-se o partido, faça-se a discussão



Agora que estão praticamente prontas as listas, acabem as questões pessoais, os interesses menores, as capelinhas, as conversas de caserna...
Que todos os militantes sintam o dever partidário e ponham o interesse do partido acima das suas simpatias e do interesse pessoal ou de grupo. Porque a partir de agora, só deve haver na cabeça dos militantes um grupo, um grande grupo! O Partido Socialista. Que já conta 250 militantes e que após 30 anos cinzentos de comunismo, trouxe a Alcácer outra alegria, outra vivacidade, outro dinamismo,outra abertura, outra discussão.
Que o partido a quem cabe a missão histórica de liderar politicamente, o forte desenvolvimento que Alcácer vai viver, não deixe que a CDU volte à Camara. E, que por isso, tem de se saber suplantar, tem de saber enterrar a politica velha que esteja ultrapassada e fazer nascer uma nova cultura e prática politica, que aprofunde a democracia, que reforce os princípios e os valores, que aumente a competitividade, que desenvolva a solidariedade e a coesão entre os alcacerenses.

Por mais negativo que esta disputa que houve, quanto ao cabeça de lista possa parecer - pois em Alcácer tudo costuma ser cozinhado à porta fechada - este processo mostra que o PS faz tudo às claras e não teme, antes deseja, os olhos da sociedade.
Não fez mal ter havido dois candidatos. Mal era se não houvesse nenhum!

Monte-se imediatamente, uma estratégia eleitoral que envolva todos, que seja uma campanha moderna, inovadora. que mobilize os militantes, que eleve a fasquia do debate, que traga ideias novas, que seja visionária quanto ao futuro de Alcácer.

Só assim o PS pode merecer a confiança dos alcacerenses

PS ao encontro de si mesmo (4) Comissão Politica PS não se Demite

Decorreu esta noite, na sede do PS do Torrão, a reunião da Comissão Política Concelhia do PS, com um único ponto na ordem de trabalhos - discussão do momento político do partido.
Estiveram presentes 7 membros dos 19 que constituem a Comissão, pelo que não se verificou quorum. Presentes também, alguns militantes não membros da Comissão.
O Presidente da C.P.C, João Massano, quis saber a opinião dos presentes sobre se a CPC se deveria demitir, face à recente decisão da Comissão Política Nacional do partido em avocar o processo de elaboração das listas concorrentes às autárquicas, marginalizando a C. P. Concelhia.
Os presentes opinaram pela não demissão.
Numa reunião que durou cerca de duas horas, foi feita uma análise do momento eleitoral, do futuro de Alcácer e da importância do litoral alentejano.