21/03/09

As Sondagens do Alcacerdosol não são do Alcacerdosol mas sim do Google

Vem o Alcacer do Sol, com um longo artigo de defesa das intoleráveis sondagens que tem produzido, acerca do Executivo Municipal. Intoleráveis porque são, de todo, tendenciosas. Não se trata de defender o Executivo, de quem não temos procuração para o efeito e nem a aceitaríamos. Todavia, o Executivo merece o respeito que é devido a um órgão democraticamente eleito e por isso legitimo. Ao contrário,se tivesse sido nomeado por um Comité Central, ele próprio também ilegítimo porque não foi democraticamente eleito (como no comunismo) podia até ser patriótico atacá-lo por todas as formas disponíveis e usando mentiras e meias verdades.

Mas, do que se trata, antes de mais, é defender a instituição "sondagem", importante instrumento de estudo de opinião, que não pode ser maltratado da forma que faz o Alcacerdosol. Há limites para tudo e o Alcácer do Sol não tem limites nestas sondagens. É tanta a sede em derrubar este Executivo que tudo vale.
Nesse artigo o Alcacer do Sol vai ao ponto de dizer que estas sondagens são como se não fossem suas, mas sim do Google que classifica de "empresa de top mundial da área do conhecimento" e conclui que, quem discordar destas sondagens está a querer dar lições ao Google!
Já há dias o Alcacer do Sol, mandava os seus leitores ler a Lux e a Caras se não fossem capazes de entender um seu escrito em que acusava quem o acusa sem nomear quem!!!

Melhor fora que fizesse muita crítica e dissesse pouco mal!

Como o Executivo é para estar ao serviço de todos, todos temos obrigação de o criticar. Mas criticar significa apontar com lucidez o que entendemos mal e dizer como entendíamos que devia ser para que seja melhor. Isto é, só há critica se for fornecida uma alternativa minimamente ponderável. Não basta dizer que há ali um buraco. Isso qualquer um pode ver. Importa dizer como devia ter sido para que não houvesse o buraco e como tem de ser para minimizar aquele buraco e evitar outros. Não sendo assim, não se trata de critica mas de dizer mal. Ora, o Alcacer do Sol, em nossa opinião, faz ao Executivo pouca critica e diz muito mal. Melhor fora que fizesse muita crítica e dissesse pouco mal!

João Massano promovido a clarividente ou coisa assim


Depois, socorre-se, nesse escrito, da votação de 97% dos PS, em Sócrates, pretendendo fazer analogia para desculpar as votações comunistas. Só que esta votação PS, foi obtida em voto livre e secreta. E essa votação significa apenas e só, que 3% dos que votaram, discordam da linha do Secretário Geral.
Vai ainda o Alcacer do sol lançar mão nesse seu artigo, de uma entrevista de João Massano a um jornal, o que se estranha, visto que o pensamento de Massano é, para o Alcacer do Sol, frequentemente criticável. Mas, desta vez, J. Massano é promovido pelo AS a clarividente ou coisa assim, porque disse que o PS está a sair das linhas traçadas e que não ouvem a sua opinião.
Ora, o que isso mostra, ao contrario do que o AS pretende inculcar, é que, no PS, pode Massano ou qualquer outro militante, lutar abertamente contra ou a favor das linhas traçadas ou a traçar, bem assim reclamar quando e quanto quiser, para ser ouvido, que nenhum mal lhe advém por isso. Pelo contrario, isso enriquece o debate e as soluções partidárias e de governação. Apresente Massano trabalho lúcido e consistente sobre linhas traçadas e/ou a traçar, que a sua opinião será ouvida e tida.
Mas no P.C. não é assim, pois não Alcacer do Sol?! Qual o militante comunista que anda e pode andar por ai, a dizer tal em relação ao seu próprio partido?!