02/08/10

Paulo Lopes candidato a Federação do PS

LUÍS MALDONADO GONELHA APOIA CANDIDATURA DE PAULO LOPES

As bases para um projecto com futuro

Caro Camarada,

No próximo dia 9 de Outubro vão realizar-se eleições para Presidente da Federação Distrital de Setúbal do PS e para delegados ao Congresso Distrital. Estas eleições revestem-se de grande importância para o PS do Distrito de Setúbal, pois iremos ser chamados a eleger as estruturas Distritais do nosso Partido, para o biénio 2010-2012.

Será com toda a certeza mais um momento de grande mobilização, reflexão e participação de todos os militantes do PS. Estas eleições irão decorrer, num cenário de grande crise económica, financeira e social, no Mundo, na Europa, no País e obviamente no Distrito. Na realidade, actualmente enfrentamos graves problemas sociais como a enorme taxa de desemprego, a falência de empresas quase diariamente, a enorme dificuldade de financiamento bancário pelas famílias e pelas empresas, em que o Governo do PS tenta encontrar soluções através de medidas bastante impopulares e de austeridade, como o aumento do IVA, do IRS, e de outros impostos, ou ainda na racionalização dos apoios sociais às famílias ou dos apoios financeiros às empresas.

Atravessamos pois momentos bastante difíceis que só se ultrapassarão com coragem, sacrifício, dedicação e espírito lutador. É pois momento de toque a rebate, de coesão e de solidariedade nacionais e de um forte espírito de união. Para enfrentarmos tais desígnios será necessário sairmos destas eleições mais unidos, mais dinâmicos, mais tolerantes, mais solidários e mais coesos. Nesse sentido, apoio a Candidatura do Camarada PAULO LOPES, porque entendo que nestas circunstâncias de extrema dificuldade do Partido, do Distrito e do País, é necessário contarmos com um Presidente da Federação Distrital de Setúbal, com dinamismo e versatilidade, com coragem e frontalidade, com força e determinação, e sobretudo com um Programa que promove a união e a participação de todos os militantes, sem excepções e que visa o Futuro do Partido Socialista, no Distrito e no País.

Participe no próximo acto eleitoral de Outubro.

Um abraço amigo e solidário.


Com as melhores Saudações Socialistas.

Luis Gonelha
Presidente da Comissão Política Concelhia de Setúbal do Partido Socialista

Ferreira candidato ao PS Setúbal

Luís Ferreira apresentou candidatura ao PS Setúbal.

Objectivo é conquistar a maioria das Câmaras do Distrito
em 2010/8/2 0:20:00

O militante socialista Luís Ferreira, apresentou a sua candidatura à Distrital do Partido Socialista de Setúbal, cujas eleições se encontram agendadas para o próximo mês de Outubro. A referida cerimónia decorreu numa noite de muito calor e lotou por completo a Sala Aires de Carvalho, na sede da Federação, que se encheu de pessoas provenientes de vários Concelhos para ouvirem as primeiras propostas avançadas pelo projecto “Afirmar o Futuro”.

Marcelo Moniz, antigo líder da JS no Distrito, começou por destacar “a importância do momento que o País se encontra a viver, sendo por isso fundamental que a Federação de Setúbal encontre novas respostas e novos protagonistas para vencer os desafios que tem pela frente”. De igual modo, destacou a solidez do percurso político de Luís Ferreira e o carácter determinado da sua personalidade, “patentes no excelente trabalho que, durante dois anos, desenvolveu à frente da Concelhia do Barreiro e na forma incansável como conseguiu trazer para o Partido várias centenas de novos quadros”. Destaque ainda para a afirmação final de Marcelo Moniz que considera “inaceitável que alguns pretendam estar à frente de uma Federação desrespeitando a decisão dos órgãos nacionais do Partido de apoiar o Manuel Alegre e colocando, assim, em causa o resultado das próximas eleições presidenciais”.

Luís Ferreira iniciou a sua intervenção por expressar a convicção de que é possível, a médio prazo, que “a maioria das nossas Câmaras passem a ser governadas pelo PS”, e que este é “o momento em que precisamos de abrir novos horizontes e novas janelas de esperança”. Na sua opinião, “cabe ao Presidente da Federação, e ao seu Secretariado, um papel essencial na reforma do funcionamento do Partido a nível local”, aspecto que considera indispensável para que se atinja o objectivo anteriormente enunciado.
De acordo com o candidato à presidência da Distrital de Setúbal, é fundamental a existência de “um Partido de proximidade e a assunção clara de compromissos”, como revela o facto de ser um “acérrimo defensor das primárias como método de escolha dos candidatos a todas as eleições”, uma vez que devem ser os militantes a decidir “quem são aqueles que estão em melhores condições para nos representar junto das populações”. Por outro lado, o militante socialista fez questão de acentuar o papel central que atribui ao trabalho desenvolvido pelas Concelhias e Secções, anunciando algumas das medidas essenciais para que se estabeleça “um modelo de financiamento que assegure às estruturas locais um patamar mínimo de funcionamento” e uma aposta clara “na formação política dos nossos autarcas e jovens militantes”.

Luís Ferreira referiu-se ainda à situação social e económica que se vive actualmente, “com a existência de 150 mil pessoas no Distrito a viverem no limiar da pobreza” a ser assumida como um das suas principais preocupações, assim como alertou para a necessidade de se procurar debater profundamente um novo “modelo de desenvolvimento económico e o próprio ordenamento do território”. O candidato declarou na sua intervenção o apoio inequívoco à candidatura de Manuel Alegre, suportado na convicção de que “nós, socialistas, não abandonamos, a meio de um combate, quem dá a cara por nós. Isto chama-se solidariedade”.

O 1º subscritor da Moção “Afirmar o Futuro” finalizou o seu discurso ao sublinhar “que há traços que são comuns a muitas das pessoas que nos apoiam em todo o distrito: A determinação. A coragem de mudar. O desejo de melhorar a vida daqueles que sofrem. A solidariedade de quem apoia, sem esperar nada em troca.”