21/12/08


DESAFIO A CLEMENTE


Apresenta um "Manifesto Político para a Dinamização do PS"

O CPAS (Clube de Política de Alcácer do SAl) desafia Clemente a apresentar um "Manifesto Politico para a Dinamização do PS".

Parece-nos ser este o passo, que Clemente tem de dar. Vejamos:

a) nos últimos dois anos, Clemente assumiu ostensiva posição crítica ao modo como o então e actual Presidente da Comissão Política Concelhia, dirige o partido

b) reuniu em torno da sua acção crítica, muitos militantes

c) candidatou-se a Presidente da Comissão Política Concelhia, em Março passado e ficou próximo da vitória, tendo a sua lista ganho na maior Secção - a de Alcácer ( o PS tem duas secções: Alcácer e Torrão)

d)os eleitos na sua lista, à excepção de um, recusaram até hoje, tomar posse na referida Comissão, alegando irregularidades no acto eleitoral.

e) nos últimos meses, Clemente assumiu, na Assembleia Municipal, na sua qualidade de deputado,uma posição sistemática, de hostilização do Executivo Municipal PS, o que não é compreensível.

f) Clemente e seus apoiantes, continuam firmemente dispostos a contestar, a actual liderança do partido. E não o podendo fazer no partido, parece terem tendência a fazê-lo na Assembleia Municipal, mas Câmara e partido não são a mesma coisa.

g) consideram que o partido está amarrado ao Presidente da Comissão Política, João Massano, que não permite abertura, dinamização e fortalecimento partidário e que não tem nem permite a criação de uma estratégia partidária ao mesmo tempo que afasta qualquer colaboração para a vida do partido.

h) ao tomarem esta posição, obrigam-se, obviamente, a apresentar uma alternativa de liderança. Deverão levá-la à Comissão Política e a todos os militantes.

i) estes (os militantes) porque o partido é dos militantes, ao conhecerem uma proposta qualitativa e credível, ajuizarão e cumprirão o seu dever de militante de apoio ou rejeição.

A partir de então, se saberá melhor os caminhos a trilhar.

Se Clemente não der este passo será, inevitavelmente, tomado como um militante PS que quer ser, talvez, uma espécie de Manuel Alegre de Alcácer, criticando e esboçando que quer coisa diferente do actual PS, mas que não diz o quê nem como.
Ou, também será legitimo pensar que Clemente objectiva apenas, liderar o partido, mas do mesmo modo pessoal como até aqui, pretendendo adoptar depois, o que agora critica.

Entende pois, o CPAS, que Clemente tem de apresentar um Manifesto Político.
Devia-o ter feito na eleição à C.P, em Março e se tal tivesse acontecido, teria ganho, por certo, já que os militantes desejam um partido activo mobilizado e mobilizador, com uma voz política permanente e não para aparecer apenas, nas eleições.