25/11/09

Macaísta Malheiros toma posse como Governador, dia 27


Manuel Macaísta Malheiros,toma posse de Governador Civil de Setúbal no próximo dia 27 pelas 16h30m.
Trata-se de uma figura prestigiada, natural e com residência frequente em Alcácer do Sal.

Juiz Desembargador, Manuel Luís Macaísta Malheiros é actualmente Juiz de um Tribunal Administrativo Superior,

O SÁDÃO, foi o primeiro órgão de informação a dar a notícia - no passado dia 8 - que Macaísta Malheiros,ia ser escolhido para aquele cargo.

Até dia 3, serão pagas as ajudas directas a todos os agricultores



O ministro da agricultura anunciou a antecipação do prazo e o pagamento de 100% das ajudas directas aos agricultores, relativas à campanha de 2009, no valor de 300 milhões de euros.

António Serrano sublinhou o facto deste dinheiro corresponder à campanha do corrente, acentuando que decidiu proceder ao pagamento na primeira oportunidade “logo que cheguei ao ministério”.

O ministro garantiu que não vai haver qualquer retenção de verbas, confirmando o que já antes tinha anunciado, isto é, de que será tudo pago àqueles que tiverem a situação administrativa regularizadas e os controlos verificados, numa medida que vai abranger, segundo disse, mais de 140 mil beneficiários.

Serrano explicou que a única alteração de fundo reside no facto de se ter decidido pagar de uma só vez aquilo que é “um dinheiro dos agricultores”, tendo-se ainda antecipado o prazo que terminava a 23 de Dezembro.

De facto, avançou, trata-se de um dinheiro de campanha, que tem a ver com o regime de pagamento único que se aplica a vários sectores, e que naturalmente representa uma verba “importantíssima para a tesouraria de quem trabalha diariamente nas suas explorações”.

O olhar do novo titular da pasta da Agricultura está igualmente voltado para a situação dos pequenos e médios agricultores, tendo António Serrano garantido que estão a ser preparadas medidas especiais para este sector da actividade agrícola.

Em relação às verbas do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), o ministro afirmou que dos 4,4 mil milhões de euros para todo o período de programação estão comprometidas cerca de 920 milhões de euros, estando 520 milhões já pagos.

A CULPA!

Por Luís Miguel Ferreira

Portugal, em matéria de eGovernment, representa o que melhor se faz na Europa e a culpa é do Governo socialista, claro está!

Pode não parecer mas os últimos dias ficaram marcados pela publicação de alguns relatórios que mostram a evolução extraordinária de Portugal em algumas matérias. Mesmo extraordinários, tais resultados não mereceram grande eco na comunicação social o que, aliás, já não me espanta. No entanto, importa sublinhá-los tanto mais que revelam impactos directos de opções que a governação socialista tomou nos últimos anos.

No passado dia 13 de Novembro foram publicados os resultados do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN’08). Ficámos a saber, por exemplo, que a despesa total em Investigação & Desenvolvimento (I&D) passou a representar um máximo histórico de 1,51% do PIB nacional. Para se perceber ainda melhor a extraordinária evolução, refira-se que, em 2005, a despesa em I&D nacional tinha representando 0,81% do PIB e, entre 2005 e 2008, subiu de 1201 milhões de euros para mais do dobro (2513 milhões euros). Não menos importante, ainda a propósito do IPCTN’08, importa sublinhar que os resultados obtidos em matéria de recursos humanos envolvidos em I&D anteciparam em dois anos as metas previstas para o Plano Tecnológico no horizonte 2010. O número total de pessoas envolvidas em actividades de I&D representa 8,7 por mil activos (a meta definida apontava para 7,5) e os Investigadores ETI (Equivalente a tempo integral), com um valor de 7,2 por mil activos, superam a meta definida para 2010 que era 6,0 por mil activos. Pois bem, pode dizer-se que a governação socialista é a principal culpada destes resultados!

Já a 18 de Novembro, a Comissão Europeia publicou um relatório que retrata a situação do acesso à Banda Larga na União Europeia. Nesse relatório, cujos dados se reportam a 1 de Julho de 2009, Portugal aparece como o 3º país da União Europeia com a maior taxa de penetração de Banda Larga móvel (via cartões PCMCIA ou modem USB). O valor apresentado para Portugal situa-se nos 10,8%, claramente acima da média da UE que se cifra nos 4,2%. Além disso, Portugal é ainda o país da União Europeia que apresenta a 2ª maior percentagem de acessos fixos à Internet com velocidades acima dos 10Mbps, em relação ao total dos acessos à Internet em BL (47,2%). O valor médio da UE situa-se nos 15,5%. Ora, à governação socialista também pode ser imputada parte da culpa!

No dia seguinte, 19 de Novembro, a Comissão Europeia publicou outro relatório que passa em revista o nível de disponibilidade e sofisticação dos serviços online. Nesta matéria, Portugal aparece em 1º lugar no contexto europeu em ambos os índices, com um nível máximo (100%) de disponibilidade e sofisticação. Na edição de Outubro de 2004, Portugal apresentava-se na 16ª posição em matéria de disponibilidade (com um nível de 37%) e na 14ª no nível de sofisticação (com um score de 65%). Portugal, em matéria de eGovernment, representa o que melhor se faz na Europa e a culpa é do Governo socialista, claro está!

Provavelmente, a maioria dos portugueses nem sequer se apercebeu destes magníficos resultados que mostram que o nosso país nestas matérias está, de facto, melhor do que estava em 2005. E a culpa é do Governo, por muito que algumas pessoas tenham dificuldade em reconhecer e façam tudo por esconder. Precisamente as mesmas que tentam culpar o Governo da quantidade anormal de chuva que tem caído por esse país fora!