04/08/09

Nova descoberta romana em Alcácer

Encontrado um enterramento do período romano tardio

No decurso dos trabalhos preparatórios para a construção da nova Escola Secundária de Alcácer, foi encontrado um enterramento do período romano tardio, provavelmente do século II. Até agora, no concelho, não tinha aparecido um achado deste tipo o que mostra que muito haverá para descobrir, neste que já é um riquíssimo património histórico
“Não só é o primeiro enterramento desta época em Alcácer do Sal [os que se encontraram até agora eram por cremação] como ganha valor pelo espólio associado”, referiu Vanessa Mata, arqueóloga que com Raquel Santos partilha a responsabilidade pelas escavações, a cargo da empresa Parque Escolar.

Trata-se de um esqueleto inteiro, pensa-se que pertencente a uma mulher jovem e de famílias abastadas, pois com o corpo foi também enterrado um anel e uma lucerna, dois potes em cerâmica com oferendas e uma moeda, destinada a pagar ao barqueiro a passagem para uma outra vida.

Os vestígios vão agora ser datados e estudados, mas o achado não vai, no entanto, atrasar as obras, que decorrem em simultâneo com as escavações arqueológicas.

BE com sede de campanha

Segundo informação de pessoa ligada ao BE, este partido vai abrir sede de campanha em Alcácer, na Azinhaga do Senhor dos Mártires.

PS ao encontro de si mesmo (3)



Está marcada para hoje, pelas 21hoo, reunião da Comissão Política de Alcácer do PS, no Torrão, com o único ponto de trabalhos: análise da situação no partido.