15/08/08

INVESTIMENTO EM SETÚBAL TEM MARCA PS

Por Catarina Marcelino
Presidente do Departamento Federativo Mulheres Socialistas de Setúbal


Um investimento sem precedentes no Distrito de Setúbal, que irá virar definitivamente uma era marcada pela forte industrialização e pelo seu desmantelamento durante o século passado, conjuntamente com o declínio do latifúndio alentejano após o 25 de Abril, está a acontecer pela mão do actual Governo, pela mão do Partido Socialista. É com ironia que lembro que há poucos meses atrás havia um conjunto de vozes no nosso Distrito que se indignavam publicamente contra o Governo, pelo baixo investimento verificado no PIDDAC. Diziam eles que o Governo não investia no Distrito, que o Governo não se preocupava com as populações de Setúbal.O PIDDAC deixou há muito de ser a única fonte de investimento público a considerar. Por exemplo no que respeita a equipamentos sociais este Governo, através do programa PARES, já investiu mais no Distrito que a última década de PIDDAC. São cerca de 24 milhões de Euros para creches, lares de idosos, equipamentos para pessoas com deficiência,projectos de combate à pobreza e à exclusão social.

Este investimento e processo de mudança vai mudar a vida das populações


Mas a página vira-se de facto com uma mudança estrutural que está a acontecer e que já ninguém pode parar. O novo aeroporto, a linha de alta velocidade, o metro ao sul do Tejo, a plataforma logística do Poceirão, a ponte Barreiro/Chelas, o alargamento da Portocel, a manutenção da Auto-Europa, o investimento turístico na península de Tróia, a expansão da plataforma industrial de Sines e a ligação destes projectos aos Portos de Sines e Setúbal, mudarão definitivamente a vida daqueles e daquelas que trabalham e habitam no nosso território.

Todo este processo de mudança é obra do Governo de José Sócrates quis e fez acontecer

Todo este processo de mudança só foi possível, não porque alguns autarcas, não porque a oposição política, não porque algumas figuras públicas o quiseram, mas porque o Governo de José Sócrates quis e fez acontecer. Só a título de exemplo e lembrando o que não deve ser esquecido nem por um minuto, o aeroporto internacional de Lisboa nos concelhos de Alcochete, Montijo e Benavente e a ponte Chelas/Barreiro vão ser construídos porque o Governo decidiu assim. A sombra das bandeiras negras que ciclicamente voltam aos discursos de alguns que não querem largar o passado porque sabem que não têm espaço no futuro caiu de vez, a industria pesada, a cortiça, as monoculturas de cereais, estão a dar lugar aos serviços e à logística, ao turismo e ao lazer. Esta é a nova face do novo Distrito de Setúbal,com um investimento na casa dos milhares de milhões de Euros ( só a ponte e o aeroporto ascendem a mais de 7 mil milhões de Euros) que gerará trabalho, que gerará empreendedorismo, que gerará conhecimento, que gerará desenvolvimento.

Acabem os miserabilismos e os velhos do Restelo

O Governo Socialista que se afirma à esquerda, lutando pela igualdade e pela melhoria da qualidade de vida das pessoas, que quer um Portugal do Séc.XXI e um Distrito de Setúbal a olhar para o futuro, inicio uum processo que não tem espaço para o miserabilismo nem tempo para queixumes dos habituais velhos do Restelo. Quer queiram, quer não queiram, o investimento em Setúbal tem marca PS!