05/08/10

Alcácer na Rota de Marrocos

Jantar-Festa na Residência da Embaixadora


A Embaixadora de Marrocos em Portugal, ofereceu na sua residência oficial, ao Restelo, em Lisboa, um jantar para comemorar o dia de Marrocos (30 de Julho).
O jantar-festa decorreu nos jardins da Residência e contou com cerca de duzentas personalidades de primeiro plano, da vida politica, diplomática, empresarial, militar e da cultura. Alí foram servidas as melhores iguarias árabes.


A Embaixadora de Marrocos em Portugal, Dra Karima Benyaich,tendo à sua esquerda a filha e à direita o Dr. Vilela Borges do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação, a Dra. Tereza Menezes, Secretária Geral do Banco Santander - Portugal e o Prof. Dr. Humberto Xavier do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação.

Acha Alcácer uma terra muito bonita

e Lisboa é a capital mais próxima de Rabat"


Fadel Benyaich, médico do rei Hasan II, tinha 37 anos quando foi assassinado — no Palácio de Verão de Skhirat — numa tentativa de golpe de Estado que tinha por objectivo eliminar o monarca. o Rei sobreviveu, e o médico Fadel deixou viúva a espanhola Karima, filha de um notável maçon espanhol — e órfãos os seus quatro filhos. Karima, a mais velha dos irmãos a quem foi dado o nome islâmico da mãe, tinha nove anos quando perdeu o pai. Pouco mais de três décadas passadas ocupa o cargo de Embaixadora do Reino de Marrocos em Portugal.

“Lisboa é a capital mais próxima de Rabat mas, apesar dos múltiplos cruzamentos históricos e culturais que há entre Portugal e Marrocos, existe um grande desconhecimento entre os nossos dois povos. Penso que a cultura é um vector de aproximação muito forte, no qual acredito, e que é preciso fomentar este intercâmbio”, diz Karima — que se afirma também, “honrada por ter merecido a confiança do rei Mohammed VI”, ao nomeá-la como sua representante para um país “amigo e vizinho, e que é um parceiro estratégico”,

Karima refere-se sempre ao rei como “Sua Majestade, o Rei” ou “o meu soberano”, apesar de, depois da morte do pai, ter frequentado o Colégio Real juntamente com Mohammed VI, - e serem da mesma idade - e seus quatros irmãos.
Terminados os estudos liceais em Rabat,foi formar-se na Universidade de Montreal, no Canadá,tendo um Mestrado em Economia por aquela Universidade e ingressou na carreira diplomática há 21 anos. É divorciada e tem duas filhas, uma estuda em Lisboa e a outra na Suíça.

“Tive outras experiências profissionais — Portugal é a minha primeira nomeação — viajei muito, e graças a essas viagens verifico que o meu país tem feito avanços extraordinários, nomeadamente no que respeita à situação da mulher: já há mulheres que fazem prédicas nas mesquitas. Considero que é preciso avançar mas preservando a nossa cultura e tradição, para manter a nossa identidade”.

A economia é o grande motor de aproximação entre os dois países: há 156 empresas portuguesas de construção a trabalhar em Marrocos — um país que já está e quer continuar a construir auto-estradas e infra-estruturas variadas a ritmo acelerado.

Alcácer islâmica e bela!


Acha Alcácer uma terra muito bonita e quer conhecer "in loco" a História Árabe de Alcácer.
Vê com bons olhos a geminação de Alcácer com uma cidade marroquina que guarde presença portuguesa.
Cabe agora ao Município Alcacerense, mostrar interesse nessa geminação.


A Embaixadora dança com dançarinas saaráuis que vieram juntamente com músicos e cantores, do Sara Ocidental, expressamente para este jantar-festa.
Além do hino de Marrocos, tocaram e cantaram na perfeição, o hino português.

Como se sabe, o controle do território do Sara Ocidental, é disputado pelo Reino de Marrocos e pelo movimento independentista Frente Polisário.