27/05/09

MILITANTES SOCIALISTAS CHAMADOS PARA REUNIÃO DE EMERGENCIA

Paredes Tira Pelouro a Massano que deixa de ser Vice Presidente

EM CAUSA A FORMAÇÃO DA LISTA CANDIDATA Á ELEIÇÃO DE OUTUBRO.


Ao começo da manhã de hoje, os Chefes de Serviço dos Pelouros que o Vice Presidente da Câmara, João Massano, detinha,(Administração Financeira e Juventude - e a liderança da Empresa Municipal de Serviços Urbanos)foram chamados ao Gabinete do Presidente da Câmara Pedro Paredes, o qual lhes comunicou que a partir daquele momento se deveriam reportar a ele, Presidente, porque havia decidido retirar os Pelouros a Massano.
João Massano, que é o Presidente da Comissão Política Concelhia do PS, fica agora como vereador sem pelouro, à semelhança dos vereadores da CDU.

REUNIÃO DE EMERGÊNCIA DE MILITANTES

Entretanto os militantes do PS estão a ser convocados "porta a porta" para uma reunião de emergência para amanhã, às 21h00, na Pazoa.

ANTECEDENTES

Três nomes do PS se apresentam interessados em serem cabeça de lista na eleição autárquica. Pedro Paredes, João Massano e Duarte Faria. Dos três, Pedro Paredes é tido entre os meios socialistas, como o melhor colocado junto do eleitorado. O Presidente da Federação, Victor Ramalho, chegou mesmo a avançar o seu nome em público. Todavia, em recente reunião na Federação, em que estiveram presentes os três socialistas candidatos a candidato, J. Massano travou a formalização dessa decisão fundamentando que cabe à Comissão Política Concelhia aprovar a lista e que essa, ainda nada decidira.

TODOS PARECEM TER RAZÃO

Nesse momento, tanto a Paredes como a Massano, cabia razão. O primeiro não admitia recuos porque seu nome já fora anunciado. O segundo, porque pelos estatutos do partido cabe à Comissão Política Concelhia, aprovar as listas de candidatos aos órgãos autárquicos do respectivo concelho.
Enquanto isso, a Comissão Política marcara para a próxima segunda feira, uma reunião para decidir sobre a lista concorrente. P. Paredes terá dado então, o prazo de mais um dia (até terça feira próxima) para aceitarem seu nome e caso contrário encabeçaria uma lista independente e retirava os pelouros e a vice presidência a Massano.

PORQUE PAREDES NÃO ESPEROU ATE TERÇA FEIRA?

Entretanto P Paredes não esperou pela terça feira e enveredou, já hoje, pelo tudo ou nada. A razão de tal antecipação dever-se-á ao facto de ter sido encomendada uma sondagem de opinião à firma Eurosondagem,, que está a ser feita neste momento via telefónica, e que pretende saber qual dos três nomes é o mais popular para ser cabeça de lista. Provavelmente P Paredes terá suspeitado que a intenção dessa pesquisa de opinião, seria a de solidificar posição contra si, na reunião da C.P.C. da próxima segunda feira ou por razões que se prendam com os apoios que tem ou espera e, não quis aguardar mais tempo, decidindo-se pela rotura, desde já.

ISTO É O QUE MENOS INTERESSA AO PARTIDO

Mas, a presente situação, que projecta o aparecimento de duas listas na área do PS, é de todo indesejável ao partido.
Importa pois, que os militantes, na reunião de amanhã, serenamente, saibam distinguir o importante do acessório e que não se fixem em coisas menores e razões de ordem pessoal, mas saibam colocar o partido e o interesse do partido em primeiro lugar. Que cada um cumpra o seu dever de militante e amanhã participe com o seu melhor na busca da mais adequada solução para esta crise partidária.
Os militantes passam, mas o partido fica! E o concelho precisa de um PS forte e unido, capaz de liderar uma estratégia política de desenvolvimento e modernidade,, para dar resposta aos anseios e oportunidades que a Alcácer, se deparam, aqui e agora.

Após a reunião de militantes, traremos aos nossos leitores a análise que couber.