09/02/10

PSD: Que Falta de Sentido de Estado!



Paulo Rangel em Tontaria!



Talvez nem Jardim fosse tão longe..


Paulo Rangel prestou ontem um mau serviço a Portugal, ao levar ao Parlamento Europeu a acusação de que Portugal já não é um Estado de Direito! "É um Estado de direito formal, onde o primeiro-ministro se limita a formalidades, a procedimentos, a formalismos e não quer dar explicações substanciais", disse o deputado europeu.E deu um exemplo, exactamente isto, veja-se: o jornalista Mário Crespo «viu censurada uma crónica sua, também por sugestão, ou aparente sugestão, do primeiro ministro».
É incrível, vergonhoso que um deputado vá a Estrasburgo colocar assim mal o seu país e por uma coisa qualquer. Tanto mais que Rangel não é um qualquer deputado. É o cabeça de lista dos deputados europeus do maior partido da oposição!
O PSD, que não tem projecto alternativo ao Governo(e devia ter!) não tem liderança respeitável, fica-se por disparates para mostrar que existe.
É muito grave que Rangel, em sede do Parlamento Europeu, tenha proferido para a Europa e para o mundo, semelhante tontaria. Então porque alguma comunicação social ou porque no seu dizer, "Mário Crespo viu censurada uma crónica sua, por sugestão, ou aparente sugestão, do primeiro ministro». Repare-se "ou aparente sugestão", vai-se comunicar aos quatro ventos que Portugal deixou de ser um Estado de Direito? Acredito que nem Jardim faria tal!

Como esta, só a de Durão Barroso, no Parlamento Português, quando Primeiro Ministro, que em discurso formal disse: "o país está de tanga".
Ou Cavaco Silva, em tempo mais recuado, também na qualidade de Primeiro Ministro, que certa noite foi à televisão proclamar que na bolsa portuguesa se vendia gato por lebre! E o resultado foi uma impiedosa queda imediata, da bolsa.
Ai PSD, PSD! Quanto este partido necessita de fazer aperfeiçoamento intelectual e melhorar o sentido de Estado! Quanto necessita de ter liderança forte que estabeleça coesão mínima e orientação. Quanto precisaria de conhecer melhor os quatro cantos do mundo para melhor perceber o que é a competitividade internacional e o interesse nacional.

Diferença faz o PS. Lembro-me que nos anos oitenta, era Mário Soares Primeiro Ministro-antes de começarmos a receber o milhão e tal de contos/dia, da C.E.E-e não havia reservas para pagar mais de um mês de salários à função pública e isso constitui-se como segredo de Estado, ficando no conhecimento de muito poucos. Imediatamente se tratou de resolver o problema em vez de se falar dele e o mundo não ficou a saber que estivéramos à beira da banca rota.
De pequeno aprendi, pela voz do meu avô materno, que nunca se deixa cair um amigo e que quando há um problema ou aparente problema na família, é no seio dela que se procura resolvê-lo e não se vai para a rua gritá-lo. Isso mesmo defendo dentro do partido socialista de que sou militante e das outras organizações a que pertenço.
Este principio, que é básico e ao mesmo tempo muito elevado, tem de ser aperfeiçoado e em muito, pelo PSD. Para bem do próprio, da Democracia e de Portugal

Vilela Borges

A COBARDIA

A nova arma de arremeço da COBARDIA- Os Blogs partidários camuflados

Por Mariana Caixeirinho

Que se façam comentários sobre coisas que implicam com a vida de todos, que demonstrem as desigualdades na aplicação de regras sociais ou legislação, tudo bem...
que se alerte sobre as actividades do concelho (CMA, Juntas de Freguesia, Instituiçoes públicas e civis,governo) tudo bem... é a nossa vida social comum.
Mas que e se escondam por detrás do anonimato... é COBARDIA.
Tenho pena que por detrás dos blogs esteja o que há de pior da nossa sociedade de hoje e principalmente de alguns grupos pseudo-intelectuais e manipuladores da sociedade Alcacerense: mesquinhez, invejas e principalmente falta de coragem para enfrentar "o outro" e que se traduz em vingançazinhas pessoais através dos blogs menos sérios e que intencionalmente ou não, servem as forças politicas que se escondem atrás destes comentários de ataque pessoal.
Neste blogs, todos os dias são assassinados/ violados os mais elementares direitos do individuo: Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação; Direito à liberdade de pensamento; Direito à informação e a educação e principalmente o Direito à privacidade e à defesa .

Existe nesta forma de comunicar por estes grupos: mesquinhez e falta de coragem de assumir opiniões.
Indigna-me que se use formas (bloogs) que poderiam e deveriam ser de grande informação, de discussão pública da nossa vida comum e que ao invés disso se fale da vida alheia.
Sejam honestos, não apunhalem pelas costas, sejam frontais, assumam as suas opiniões, não tenham medo dos argumentos dos vossos "inimigos"/ adversários.
A democracia constrói-se com opiniões divergentes, ninguém é detentor de todo o saber.
Sejam humildes e partilhem as suas opiniões de forma frontal e sobretudo não usem o bom nome de cidadãos (seres humanos) que de alguma forma dão o seu contributo, tanto na politica como na sociedade civil, em instituições de caracter público, uns melhor outros pior.
Mas para julgar esses cidadãos que "dão a cara" à frente destas instituições ( CMA, JUNTAS, AURPICAS, Misericórdia, Montepio, sociedades recreativas e desportivas e outras) existem eleições, para julgar as suas atitudes e capacidades ou para dar a possibilidade a outros cidadãos de darem também o seu contributo, concorrendo.
VIVA O 25 de Abril. VIVA A LIBERDADE (COM RESPEITO E COM HONESTIDADE)

Mariana Caixeirinho

Mulheres Socialistas Reuníram em Alcácer

Por Mariana Caixeirinho

As Mulheres socialistas do concelho de Alcácer reuniram no passado dia 6, pels 15hoo, no Montepio, a propósito do dis mundial da Mulher.
Estiveram presentes, nesta reunião, cerca de 40 mulheres socialistas. Obrigada a todas as que participaram e a quem por indisponibilidades pessoais não pôde estar presente.
Mulheres que querem fazer e têm coragem de estar na vida partidária: umas de forma mais activa, outras, cujo o contributo é "apenas" a participação/opinião sobre os assuntos que dizem respeito a todos nós. Digo "apenas" não porque desvalorize  a participação e a discussão, antes pelo contrário, julgo ser um dos vectores mais importantes para uma construção que se quer, cada vez mais participada e acessível a todas e, por isso, mais saudável,  tão necessária  para que qualquer projecto ou "instituição" enriqueça e cresça, rumo a uma sociedade melhor e mais abrangente.
Neste caso, estamos a falar do projecto do Partido Socialista e, sobretudo, da participação activa das mulheres na discussão dos assuntos partidários e na participação activa nos órgãos tanto do partido, como das instituições, em que as mulheres ainda hoje, detêm na maioria das vezes, os papéis secundários, como se não tivessem os mesmos direitos ou as mesmas capacidades/competências que os homens, para os desempenhar.

A oposição junta-se, não pelos interesses de Portugal, mas apenas por oposição ao Governo

Na reunião de Alcácer, a presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do distrito de Setúbal, a deputada pelo distrito de Setúbal, Catarina Marcelino fez o enquadramento das lutas partidárias nacionais na Assembleia da República, realçou o papel do governo que apesar de deter a maioria relativa, não quer ver o seu projecto governativo defraudado por uma oposição maioritária, que se junta, não pelos interesses de Portugal, mas apenas por oposição ao Governo, ganhador nas eleições de Outubro, liderado pelo José Sócrates.
Catarina Marcelino fez referência à injustiça feita pela oposição, quando aprova o orçamento e um endividamento da Madeira, pois com esta aprovação, a oposição vincula a diferenciação entre os portuguese que vivem na Madeira (portugueses de primeira)  e os outros portugueses que têm direito, na opinião da deputada, a serem tratados de igual modo. Disse esperar que o Presidente Cavaco Silva o vete, tendo em conta, este mesmo direito a ser português igual em qualquer parte do País.
Apelou às presentes para uma maior participação das mulheres nas eleições internas, para as concelhias e secções que se vão desenrolar no próximo mês de Abril, bem como à passagem de informação entre todas as mulheres socialistas, de forma a incentivar e estimular a participação destas na vida partidária.

Criem-se mais oportunidades-reuniões, formações, debate...


Na reunião foi dada a possibilidade a todas as presentes de opinar e em minha opinião contribuiu assim, para uma cultura de participação partidária congregadora e abrangente que queremos ver implementada em Alcácer do Sal. Só criando estas oportunidades-reuniões, formações, debates, etc. temos um partido vivo e integrador.

Mariana Caixeirinho