07/05/10


Ex Governadora Civil de Setúbal, Eurídice Pereira, galardoada
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais atribui Prémio Prestígio 2009 a ex Governadora Civil de Setúbal, Eurídice Pereira

A ex Governadora Civil do Distrito de Setúbal, Eurídice Pereira, agora Deputada à Assembleia da República pelo Partido Socialista, eleita pelo Círculo Eleitoral de Setúbal, vai receber, na 8ª Grande Gala Prémios Prestígio 2009, no dia 29 próximo, no Cinema S. Jorge, em Lisboa, o Prémio Prestígio 2009.

De acordo com comunicação da Associação, “Em reunião do Concelho Geral ( Direcção Nacional, Secretariados Regionais de Lisboa e Vale do Tejo, Norte, Centro...

jantar convívio dos socialistas do distrito de setúbal

Forte mobilização e ambiente animado foram as tónicas das comemorações dos 36 anos de Abril e do 1º de Maio.

Mais de 3 centenas no Jantar/Convívio

A Federação Distrital de Setúbal organizou no dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, um jantar convívio, no Palácio dos Antónios, na freguesia da Charneca da Caparica, em Almada.


Presentes muitas individualidades políticas do distrito. Entre elas: Governador Civil Macaísta Malheiros; Vitor Ramalho, presidente da Federação do PS; Deputados Joel Hass Ferreira, Catarina Mendes, Euridece Pereira, Alexandre Rosas, Eduardo Cabrita; Catarina Marcelino; Fátima Lopes, presidente da Segurança Social, Paulo Pedroso ex Ministro, Pedro Marques actual Secretário de Estado da Segurança Social.

A leitura de poesia (a primeira foi de Manuel Alegre) por militantes socialistas – Luís Chula, Natividade Coelho e José Chocolate - marcada pelo simbolismo do dia , intercalaram com as intervenções de sindicalistas e dirigentes da UGT e da CGTP-IN, que realçaram o ideário do PS, na manifestação de sensibilidades plurais. Unidos no essencial, Carlos Trindade e Fernando Jorge, este último, também Presidente da Junta de Freguesia anfitriã, exaltaram o papel e a importância dos sindicatos na consolidação do processo democrático.

Paulo Pedroso, ex-Ministro do Trabalho e actual vereador do Município e Almada e Pedro Marques, actualmente Secretário de Estado da Segurança Social, António Mendes, Presidente da Concelhia de Almada, Catarina Marcelino, deputada e Presidente do Departamento Distrital das Mulheres Socialistas, Pedro Ruas, Presidente da Federação Distrital da Juventude Socialista e a encerrar, Vitor Ramalho, Presidente da Federação Distrital do PS -, manifestaram , em suma, que o essencial exige, face à complexidade da crise internacional, respostas firmes e claras, incompatíveis com o populismo da esquerda ortodoxa ou da folclórica, mas, também, da demagogia da direita. Daí a necessidade de um outro olhar para este novo mundo e crise, particularmente no Ocidente, que deve merecer da UE -União Europeia políticas concertadas que dissuadam a ganância da especulação financeira contra o euro e não façam enfraquecer o papel dos Estados e, nestes, do investimento público. Estes objectivos devem ser articulados com o próprio aprofundamento da EU e do auxílio à Grécia, que é dela parte integrante.


Sustentaram, ainda, os oradores a defesa de quem trabalha ou de quem sofre, agora, as agruras do desemprego, inserindo estes objectivos nas causas de sempre do PS.

A terminar, Carlos Mendes, ao piano cantou do seu reportório principalmente Abril, terminando com "Grândola, Vila Morena”.que fez participar as mais de três centenas de presentes de pé e a uma só voz, ao jeito do hino nacional.

A iniciativa foi saudada por todos os intervenientes que agradeceram ao Presidente da Federação, Vitor Ramalho, o importante estimulo dado pela Federação nas comemorações. Estas iniciativas são novas no PS Setúbal.