29/11/08

O MicroCrédito

O economista Muhammad Yunus inventor do MicroCrédito e o seu Banco Grameen.

O Microcrédito já existe desde 1976 quando esta ideia foi lançada no Bangladesch e já está em prática em muitos países do Mundo incluindo Portugal. O que é este conceito? Consiste é dar crédito com taxas de juro muito baixas ou nulas a pessoas que precisem de um pequeno investimento inicial para criarem o seu próprio emprego ou empresa.

O que está aqui em causa é que há pessoas com ideias de negócio, pessoas idóneas que, no entanto, não têm qualquer património que lhes sirva de fiança para criarem o seu trabalho ou negócio. Desta forma, e sendo as pessoas formadas e acompanhadas pela instituição bancária que lhes concede o crédito, podem montar o seu negócio e prosperar. Nalguns casos a prosperidade pode atingir grandes dimensões. Ainda bem que assim acontece. Noutros não atinge tamanhas dimensões mas cumpriu com o seu objectivo inicial. Também teve êxito.

Pessoas com espírito empreendedor não têm que ser necessariamente – no início das suas vidas – pessoas com património. São ao fim ao cabo, e independentemente da idade que tenham, que têm tudo menos o financiamento. Que, por exemplo, um avó rico lhes daria. Então porque não apoiá-las? Graças ao laureado estão a sê-lo por todo o Mundo.

A atribuição desde Prémio Nobel da Paz deve ser vista de dois prismas.

1. Há pequenos (grandes) problemas que se podem tornar grandes problemas mas que podem ser resolvidos com pequenas alavancas (soluções). De facto o desemprego é um grande problema individual que se pode tornar um grande problema social se não for resolvido. Mas não precisa de grandes medidas com grandes custos. Este MicroCrédito é uma pequena mas MUITO inteligente solução para o desemprego. Desemprego este que arrasta pobreza, fome e outros cancros da Sociedade Moderna. Depois já só se resolve, mas mal, com ajudas humanitárias e capacetes azuis.


2. Porquê o Prémio Nobel da Paz? Porque a pobreza, fome, crime e outros problemas sociais podem resultar em Guerras. É só por isso.

Em 1976 devia ser bastante inovadora esta ideia. Se calhar Yunus teve muitas dificuldades para impor a sua visão. Hoje em dia os grandes decisores já estão atentos e alertas para que grandes problemas podem ter pequenas soluções. Mas serão sempre soluções INTELIGENTES.

Sem comentários: