30/11/08

O sucesso do Magalhães espalha-se por todo o país

E a imagem do nosso Fernão Magalhães deve correr mundo também com outras iniciativas.

Vem isto a propósito de uma viagem que está a ser organizada a partir de Alcácer, de volta ao mundo seguindo a rota de Magalhães, com um JUNCO CHINÊS tripulado por filipinos (Magalhães morreu nas Filipinas) que vêm à terra natal de Magalhães prestar homenagem ao navegador e ao povo português e que depois se juntará a uma CARAVELA, para juntos darem a volta ao mundo significando a universalidade e encontro de raças e civilizações.

Os Descobrimentos são o maior feito da História dos portugueses. E desse facto temos de saber tirar partido.
Os descobrimentos foram para a Humanidade mais importantes que a chegada do homem à lua. E nos descobrimentos os portugueses foram entre todos os maiores|

O computador Magalhães

De norte a sul do país, a iniciativa do Governo de distribuir computadores pelas escolas do ensino básico e secundário constitui um enorme êxito.
De norte a sul do país, a iniciativa do Governo de distribuir computadores pelas escolas do ensino básico e secundário constitui um enorme êxito.
Dos muitos exemplos que se poderiam dar para justificar o grande acolhimento que esta iniciativa está a ter junto de pais e aluno, basta referir, nomeadamente, o que se passou recentemente no Centro Escolar de Campelo, no concelho de Baião, distrito do Porto, onde foram distribuídos 235 computadores Magalhães, tantos quantos os alunos existentes no primeiro ciclo do agrupamento de escolas de Vale D’Ovil.
Baião foi, aliás, o segundo concelho do norte do país que mais computador Magalhães recebeu, só superado por Braga.
Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, o socialista José Luís Carneiro, a chegada do Magalhães às escolas do município reveste-se de um significado relevante, não só para os alunos, “mas para todo o concelho”, colocando Baião “numa posição de destaque em vários indicadores” ao invés do que sucedia até há pouco tempo, em que quase todos os indicadores “apontavam o concelho de Baião como um dos menos desenvolvidos do país”.
Para o autarca, o computador Magalhães vai permitir, por outro lado, entre os alunos uma maior “igualdade de oportunidades” sejam eles, como referiu, de freguesias tão distintas como “Loivos do Monte, de Ovil ou da sede de concelho”, porque todos, garantiu, “terão este equipamento a par de uma formação adequada em tecnologias da informação e da comunicação”.
Na opinião de José Luís Carneiro, os computadores são uma ferramenta, “uma espécie de enxada dos tempos modernos”, mas não constituem, por si só, como defendeu, um “fim em si mesmo”, precisando de ser completada com outros saberes e outros conhecimentos, designadamente, como referiu, adquirindo um maior domínio das técnicas ligadas às novas tecnologias de informação e comunicação, tarefa que deve ser desenvolvida a par da aquisição de conhecimentos profundos da língua inglesa, factores que na perspectiva do autarca de Baião, “são determinantes para o sucesso dos futuros profissionais de que o país tanto necessita”.
Também os professores pela voz do presidente do agrupamento de escolas de Vale D’Ovil defendem que o novo equipamento informático está já a constituir um importante passo em frente em direcção ao futuro das crianças de Baião, equipamento que, todavia, “deve ser usado com objectivo para que foi concebido” e não noutras actividades fora do âmbito da aprendizagem.
Mais a sul, no concelho alentejano de Reguengos de Monsaraz, também os alunos da escola básica do 1º ciclo desta localidade, receberam das mãos dos representantes da Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) e de elementos da Câmara Municipal, cerca de 300 computadores Magalhães, que passarão a funcionar graças à recente instalação na EB1 de Reguengos de Monsaraz da Internet sem fios o que possibilitará a ligação à rede dos computadores dos alunos.
Depois desta iniciativa está já agendada nova entrega de computadores Magalhães nas restantes escolas básicas do 1º ciclo do concelho, nomeadamente as situadas nas localidades de Outeiro, S. Pedro do Corval, Caridade, Perolivas, Campinho e S. Marcos do Campo.
Com a distribuição destes equipamentos informáticos, caberá depois à autarquia a responsabilidade de instalar a Internet sem fios nos estabelecimentos de ensino de forma a assegurar e garantir a cobertura deste serviço em todas as escolas do município.
Para José Calixto, vice-presidente do município de Reguengos de Monsaraz, a modernização tecnológica que se está a introduzir nas diversas escolas do país e do concelho, em particular, constitui “um momento extremamente relevante para as várias centenas de crianças abrangidas pela medida do Plano Tecnológico”, pois todas elas, como acentuou, passam a ter acesso à Internet e a outros instrumentos importantes de apoio ao seu processo de aprendizagem.
O computador portátil Magalhães, que é gratuito para os alunos que estão inscritos no primeiro escalão da acção social escolar, custará 20 euros para todos aqueles alunos que estão no segundo escalão e 50 euros para as restantes crianças que não estão abrangidas pelo apoio social escolar.

Sem comentários: