15/12/09

9º. Governador Cívil de Setúbal do Pós 25 de Abril


Alberto Marques Antunes


Mandato: 16.11.1995 a 11.11.1999
11.11.1999 a 07.02.2002


“Foi um trabalho exaltante na medida em que se deu um impulso muito decisivo na resolução dos problemas estruturais do distrito e no combate às assimetrias sociais.”

Alberto Marques Antunes nasceu a 3 de Abril de 1949 na Aldeia de Santo António, Concelho do Sabugal, distrito da Guarda.

Licenciou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. É advogado.

Foi deputado à Assembleia Constituinte, eleito em 25 de Abril de 1975, pelo círculo eleitoral de Setúbal.


Foi deputado à Assembleia da República, por Setúbal, na I, VIII e IX Legislaturas.
Na VIII Legislatura, suspendeu as funções de deputado para exercer o cargo de Governador Civil de Setúbal, lugar que ocupou de Novembro de 1995 a Fevereiro de 2002.


Foi deputado à Assembleia da República, nas eleições legislativas intercalares, pelo círculo eleitoral de Setúbal.


Na II Legislatura, foi deputado à Assembleia da República, pela Guarda. No seu distrito natal foi, também, Governador Civil, de 23 de Setembro de 1976 a Junho de 1978.


Foi membro da Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias, tendo sido, em nome do PS, o proponente da primeira Lei de Defesa do Consumidor e membro da Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território.


A nível autárquico, Alberto Antunes foi cabeça de lista pelo Partido Socialista à Assembleia Municipal do Sabugal, nas eleições autárquicas de 1979, e cabeça de lista à Assembleia Municipal de Almada, nas eleições autárquicas de 1993.


Foi candidato à Câmara Municipal de Almada, nas eleições autárquicas de 2005.
Entre os cargos partidários exercidos, foi: em 1974, membro da Comissão do Secretariado Nacional, eleito no primeiro Congresso do Partido Socialista; membro da Comissão Nacional do PS em diferentes mandatos; membro da Comissão Política Nacional; presidente da Comissão Política Concelhia de Almada e presidente da Federação Distrital do Partido Socialista, durante três mandatos, de 1996 a 2002.


Aberto Antunes é membro da Comissão Política Distrital de Setúbal e Vereador, sem pelouro, na Câmara Municipal de Almada.


Na X Legislatura, é deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal, e membro efectivo na Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações e suplente na Comissão de Defesa Nacional.


É presidente da delegação da Assembleia da República, à Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica e presidente da Comissão Parlamentar da Promoção da Qualidade de Vida, Intercâmbios Humanos e Cultura da Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica, integrando, nessa qualidade, o seu bureau alargado.


Enquanto membro deste órgão participou numa missão de alto nível, presidida pelo Presidente do Parlamento Europeu, que se deslocou ao Egipto, Gaza, Israel, Cisjordânia e Jordânia, em missão de observação dos danos causados pela intervenção de Israel em Gaza, em Dezembro de 2008, e para contacto com as autoridades dos diferentes Estados a fim de criar condições de diálogo que permitissem a consolidação da paz naquela zona do globo e a reconstrução de Gaza.

Sem comentários: