03/08/09


Mestres dos Sabores


Com o objectivo de divulgar os produtos e as riquezas gastronómicas do concelho,
terminou este sábado a iniciativa Mestres do Sabores que foi lançada no início deste mês,
Esta iniciativa trouxe aos restaurantes, segundo a informação camararia 385 pessoas que quiseram experimentar em primeira mão os pratos criados por Fausto Airoldi, Luís Baena, Chakall e Leonel Pereira.

No último jantar, Leonel Pereira, surpreendeu os 140 clientes do restaurante “O Leonardo” com ostras do Sado em tempura e outras marinadas em molhos diferentes; creme de camarão do rio Sado com pinhões torrados e aroma de hortelã da ribeira; lombinho de porco do montado recheado com migas de amêijoas, sobre esmagada de batata com tomate e, como sobremesa, arroz doce “sólido” aromatizado com cardamomo, gelado de baunilha e coulís de morangos.´´

Já o chef Fausto Airoldi abriu esta iniciativa e dia 4 esteve no Restaurante “O Brazão” onde preparou para 65 pessoas Torricado com canja sólida de galinha do campo; Lingueirão grelhado e Salada de azedas com Vinagrette de lima; Enguias suadas com amêijoas à Bulhão Pato sobre esmagada de batata e Salicornia do Sado; Cachaço de porco preto em rojão sobre puré de batata e aipo com maça verde e Molho de vinho tinto Alentejano e Pudim de água com creme de pinhão torrado e Salada de citrinos com poejos.
O restaurante “Retiro Sadino” recebeu, dia 11, 80 pessoas para provarem os pratos de Luis Baena. O chef preparou Croquetes de ostra com salada de beldroegas e salicornia; Creme de amêijoas com toucinho com massa de pimentão; Fatias recheadas de pão do Torrão com linguado e molho de camarão do rio Sado; Burras de Porco Confitadas com arroz de Beldroegas e piso de coentros e Gelado de mel e pinhões com esferas de mel.

Já dia 18, Chakal preparou o jantar do restaurante Porto Santana com 100 pessoas para provar Chocos salteados em limão, coentros e azeite; Lombinhos de Porco do montado com crosta de coentros, ervas espontâneas e azeite do Torrão, servido com montado de pão de Alcácer e méslum de batata com batata-doce e cebola e Bolo de mel com pinhões e limão.
Encerrada a iniciativa os menus preparados pelos quatro chefs serão agora integrados nas ementas dos restaurantes aderentes de modo a que todos possam provar os novos pratos criados especialmente com produtos do concelho.
Prosseguindo “o carácter inovador e pedagógico da iniciativa”, Leonel Pereira vai em breve receber na cozinha do Panorama Restaurante, no hotel Sheraton, os responsáveis dos restaurantes participantes nesta iniciativa.

Sem comentários: