Aprovadas duas candidaturas para Alcacer
Uma é do Programa Ruas, para à regeneração urbana da cidade, com financiamento parcial garantido no grupo dos centros urbanos estruturantes do Alentejo.programa Ruas que totaliza um investimento de cerca de oito milhões de euros.
A intervenção envolve a reconversão do espaço público na zona junto ao castelo, potenciando-o para o usufruto turístico e popular; a regeneração da área ribeirinha desde o actual quartel dos Bombeiros Voluntários até ao Cabo de São Pedro, e ainda o alargamento e beneficiação das zonas de ancoradouro, na Margem Sul. O plano é uma clara aposta na dinamização da ligação entre a malha urbana e o rio, nomeadamente com alargamento de áreas de circulação pedonal e em ciclovia, bem como ampliação de áreas de esplanada e a requalificação da escola de remo.
A Câmara tem um ano para ouvir instituições, empresários e moradores da área abrangida, conceber e apresentar os projectos de execução das acções previstas. Terá depois mais dois anos para a execução das obras propriamente ditas, tendo que garantir o restante do investimento não financiado.
A outra, o Provere é uma candidatura que partiu da Associação de Municípios do Alentejo Litoral, mas que tem a autarquia de Alcácer do Sal como parceira num dos projectos classificados como estruturantes, liderado pela Associação de Beneficiários do Vale do Sado. O projecto envolve a limpeza e desmatação das margens do Sado, entre Porto Rei e São Romão, o que não só vai evitar o alagamento dos campos de cultivo aquando dos períodos de cheias, como potencia a utilização do rio para algumas práticas náuticas
05/08/09
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário