04/08/09

Nova descoberta romana em Alcácer

Encontrado um enterramento do período romano tardio

No decurso dos trabalhos preparatórios para a construção da nova Escola Secundária de Alcácer, foi encontrado um enterramento do período romano tardio, provavelmente do século II. Até agora, no concelho, não tinha aparecido um achado deste tipo o que mostra que muito haverá para descobrir, neste que já é um riquíssimo património histórico
“Não só é o primeiro enterramento desta época em Alcácer do Sal [os que se encontraram até agora eram por cremação] como ganha valor pelo espólio associado”, referiu Vanessa Mata, arqueóloga que com Raquel Santos partilha a responsabilidade pelas escavações, a cargo da empresa Parque Escolar.

Trata-se de um esqueleto inteiro, pensa-se que pertencente a uma mulher jovem e de famílias abastadas, pois com o corpo foi também enterrado um anel e uma lucerna, dois potes em cerâmica com oferendas e uma moeda, destinada a pagar ao barqueiro a passagem para uma outra vida.

Os vestígios vão agora ser datados e estudados, mas o achado não vai, no entanto, atrasar as obras, que decorrem em simultâneo com as escavações arqueológicas.

Sem comentários: