13/07/09

União Europeia devia ter feito mais, melhor e mais cedo

A Deputada Elisa Ferreira questionou esta semana, na sessão plenária, em Estrasburgo, a Comissão Europeia e o seu Presidente, sobre o papel da Comissão na resolução da crise.

Elisa Ferreira afirma que "em cada crise há uma oportunidade, e esta é a oportunidade da Comissão e da Europa de responder aos verdadeiros problemas dos cidadãos europeus". Elisa Ferreira, relatora pelo Parlamento Europeu do relatório sobre o plano de relançamento económico, desde sempre defendeu que as medidas de recuperação económica apresentadas pela Comissão não eram suficientes.

Face à actual conjuntura económica, Elisa Ferreira pede ao Presidente da Comissão que "responda aos verdadeiros problemas europeus, não através de meios dispersos mas concentrando-se no verdadeiro desafio que é o emprego". Na sessão plenária, no debate sobre a Directiva Europeia que regulamenta os Requisitos de Capital dos bancos, Elisa Ferreira defendeu que "o mundo e a União Europeia deviam ter feito mais, melhor e mais cedo no que respeita à regulação dos mercados financeiros, sendo lamentável que a reacção da Comissão tenha sido mais lenta, parcial e ligeira do que a situação exigia e exige".

Na opinião de Elisa Ferreira, a aprovação da Directiva sobre os Requisitos de Capital é um passo na direcção certa e um sinal claro às instituições e mercados financeiros de que fazer "business as usual" acabou. Esta Directiva permitirá introduzir regras claras, mas muito trabalho terá ainda que ser feito durante a sua revisão próxima, nomeadamente no que diz respeito ao valor de retenção para efeitos de securitização.

Elisa Ferreira é, no entanto, de opinião que "o Parlamento Europeu deverá aprovar esta Directiva transmitindo uma mensagem clara aos cidadãos europeus de que as coisas estão a mudar e vão continuar a mudar e que nos preocupamos sobretudo com eles".

Sem comentários: