16/03/11

Aprovadas 8000 camas turísticas para Alcácer


600 postos de trabalho directos


O plano de urbanização da Herdade da Barrosinha, em Alcácer do Sal, onde será implantado um empreendimento turístico com cerca de 8000 camas, foi aprovado pela Assembleia Municipal.
O Barrosinha Nature Farm, considerado pelo Governo projecto de potencial interesse nacional, será implantado numa área de 2000 hectares, a dois quilómetros da cidade. e representa um investimento de 600 milhões de euros.


Irá avançar a partir do próximo ano a primeira fase do projecto da Imovia na Herdade da Barrosinha, em Alcácer do Sal, revelou Simão Costa, presidente da empresa Imovia.

"Esta é uma herdade com dois mil hectares, onde vamos fazer 11 resorts, entre hotéis de cinco e quatro estrelas", refere o responsável, que já viu o projecto aprovado em PIN.

O conceito turístico é o de uma grande quinta de luxo, onde o rural se mistura com o luxo. "Os empreendimentos terão ligações à vinha, que tem 100 hectares, a actividades ligadas a desportos, aproveitando o rio que tem oito quilómetros de extensão na propriedade, assim como aos campos de golfe", indica o presidente da Imovia. "Estou convencido que vamos fazer um dos projectos turísticos mais importantes da Península Ibérica", refere Simão Costa.

O projecto designado por "Barrosinha Farm Resort" contou com o Master Plan feito pela empresa WATG, uma das maiores empresas a nível mundial no género, com intervenções no Dubai e no resto do mundo. Este será um projecto faseado a ser concluído em 10/12 anos. "O que pretendemos é que cada fase seja auto-sustentada", indica o entrevistado.

Relativamente ao investimento, previsto atingir os 600/650 milhões de euros, o responsável adianta que ou será da Imovia ou em parceria. "Estamos abertos a parcerias assim como a estudar propostas que já temos de investidores internacionais, e vamos ver em que condições iremos concretizar todo o projecto", indica Simão Costa. Pois, de acordo com o responsável, "com uma dimensão destas não vamos querer ficar a explorar tudo, seria também mais razoável ser uma grande marca internacional a pegar no hotel de cinco estrelas, porque está agarrado ao campo de golfe".

É "conceito inovador" de "rural chique", que combina hotéis e aldeamentos turísticos com passeios em carruagem, vinicultura, golfe, desportos náuticos e observação de animais selvagens.

Prevê criar mais de 600 postos de trabalho directos e cerca de 1600 indirectos.

O empreendimento, dirigido ao "segmento médio/médio-alto", pretende aliar três componentes: "a componente rural, agro-industrial, agro-pecuária e agro-florestal, com a componente urbana que se situa na Vila da Barrosinha, que tem a área residencial, comercial, serviços e equipamentos e com a componente turística".

Vai ser construído um hotel de cinco estrelas, com 150 quartos, e uma estalagem na vila da Barrosinha vai ser convertida em hotel de quatro estrelas, com 80 quartos e com um spa de vinoterapia. O projecto, que está em fase de plano de urbanização, contempla ainda a criação de 11 aldeamentos turísticos de quatro estrelas, com cerca de dois mil fogos e de um campo de golfe com 18 buracos.

Sem comentários: