30/11/09

Os Governadores Cívis de Setúbal.

Ao longo de algumas semanas vamos recordar aqui, os governadores civis do distrito de Setúbal depois do 25 de Abril, incluindo depoimentos dos próprios.

Hoje publicamos o 1º Governador pós 25 de Abril



António Carlos Fuzeta da Ponte

Mandato: 13.09.1974 a 18.08.1975

“Fui o primeiro Governador Civil de Setúbal após o 25 de Abril de 1974, cargo que exerci entre Setembro de 74 e Julho de 1975, período que se caracterizou por grande instabilidade política. De recordar, por exemplo, o 28 de Setembro de 1974 e, logo a seguir, o 11 de Março de 1975.”




António Carlos Fuzeta da Ponte, Almirante na situação de reforma, nasceu em Setúbal, em 24 de Agosto de 1934. Após frequentar os liceus de Setúbal e Pedro Nunes e a Faculdade de Ciências de Lisboa, ingressou na Escola Naval, em Setembro de 1952. Tirou o curso da Marinha e especializou-se, posteriormente, em Electrónica e em Hidrografia. Fez o curso de Navegação na HMS “Dryad”, em Inglaterra, e o Curso de Mestrado no “Naval War College”, em Rhode Island, USA.

Teve comando e vários embarques a bordo de navios de Armada. Em terra foi professor de Navegação e Hidrografia da Escola Naval, em acumulação com o cargo de Subdirector e depois Director do Planetário “Calouste Gulbenkian”, Director do Serviço de Navegação do Instituto Hidrográfico e Chefe da Divisão de Operações do Estado-Maior da Armada. Como oficial general foi Comandante da Escola Naval, Superintendente dos Serviços de Material, Chefe da Missão Militar Nacional junto da NATO, em Bruxelas, Chefe do Estado-Maior da Armada e Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas. Durante um ano exerceu cumulativamente o cargo de Presidente do Comité Militar da NATO.

No período de transição para o actual regime, desempenhou o cargo de Governador Civil de Setúbal e, posteriormente, de membro da Comissão Nacional de Eleições.

É membro do Conselho Geral do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, membro Extraordinário da Academia da Marinha e membro da Academia de Letras e Artes.

Ao longo da sua carreira foi agraciado com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Aviz, três medalhas de Serviços Distintos, medalha de Mérito Militar de 2.ª classe, medalha de ouro de Comportamento Exemplar, medalha comemorativa do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique, medalha de Comissões de Serviços Especiais das Forças Armadas (Angola 1965-70), Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco do Brasil e Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval do Brasil, Cruz de 1.ª classe da Ordem Militar Naval de Espanha, Comendador da Ordem da Legião de Mérito dos EUA e comendador da Legião de Honra de França.

Foram-lhe, ainda, atribuídas a medalha de Honra do Concelho de Cascais e a medalha de Honra da Cidade de Setúbal, na classe Paz e Liberdade.

É casado, tem dois filhos e três netos.

Sem comentários: